BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jan. de 2011

Dias virão em que o esposo lhes será tirado e então jejuarão - Missionários Claretianos

Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

 

2ª Semana do Tempo Comum

 

Santo Antão, Abade (Memória).

 

Outros Santos do Dia: Antônio, Merulo e João (monges de Santo André, em Roma), Aquiles da Grécia (eremita), Genulfo de Cahors (bispo), Juliano Sabas (eremita), Mariano, Espeusipo, Eleusipo,Meleusipo e Leonila (mártires), Nenídio da Irlanda (abade), Rosalina de Vilanova (cartuxa), Sabino de Piacenza (bispo), Sulpício (bispo de Bourges), José de Freising (monge, bispo, bem-aventurado), Rosalina de Villeneuve (virgem, bem-aventurada).

 

Primeira leitura: 1 Samuel 15,16-23
Por que não ouviste a sua voz?

Salmo responsorial: 49(50), 8-9.16bc-17.21.23 (R.23b)

Ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus
Evangelho: Marcos 2,18-22
Dias virão em que o esposo lhes será tirado e então jejuarão

 

A pergunta sobre o jejum, formulada a Jesus pelos discípulos de João Batista e pelos fariseus expressa, de maneira global, o mundo judeu da época. Para os judeus, o jejum era uma maneira concreta de manifestar sua religiosidade e uma preparação para a pronta vinda salvifica do Messias na historia. A pergunta tem como finalidade questionar as práticas religiosas de Jesus e seus discípulos e sua maneira de conceber o Reino de Deus.

A esta pergunta, Jesus responde afirmando que o reino já está presente, já começou, posto que o esposo, quer dizer, o Messias esperado, está no meio deles; por isso Jesus e seu grupo não jejuam, pois a espera já terminou e o reino de Deus já está agindo na história, o noivo está com eles e é motivo de celebração, de alegria e de festa.

Com isso Jesus não nega o jejum, simplesmente diz que não cabe esta prática quando estamos em festa, celebrando a vida, a comunhão e o amor com Deus e com os irmãos. Jesus então propõe a prática do amor como a nova maneira de se relacionar, que supera a mera prática religiosa e nos vincula diretamente a Deus.

 

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário