BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de dez. de 2010

Um paralítico é levado até Jesus -Missionários Claretianos

Segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2ª Semana do Advento

São Nicolau de Bari, Bispo (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Abraão de Cratia (bispo), Apolinário de Trieste (mártir), Asela de Roma (virgem), Bassa de Jerusalém (abadessa), Dionísia, seu filho Majórico, Bonifácio, Dativa, Leôncia, Tércio e Companheiros (mártires da África), Geraldo de Bayeux (bispo), Geraldo de Braga (arcebispo), Gertrudes de Hamay (abadessa), Pedro Pascal (bispo de Braga, mártir), Policrônio de Ganfanetis (presbítero, mártir).

Primeira leitura: Isaías 35,1-10
É Deus mesmo que vem para nos salvar.
Salmo responsorial: Sl 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14 (R/. Is 35, 4d)
Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
Evangelho: Lucas 5,17-26
Hoje vimos coisas maravilhosas!

Um paralítico é levado até Jesus, passando pelo meio da multidão. Jesus está preocupado com a vida deste personagem e lhe perdoa os pecados, enquanto que os fariseus e doutores da lei divagam em discussões teológicas e doutrinais. O perdão dos pecados escandaliza os fariseus e os doutores da lei, posto que para eles, Deus é o único que pode perdoar os pecados.

O fato de perdoar não é somente uma atitude de respeito e valorização do outro, mas também implica na reparação dos danos causados. Perdoar, para Jesus, é a aceitação e a integração de todos os marginalizados a uma nova ordem social, onde o dano que os separava e os excluía é restituído e reparado. Jesus rompe o esquema que mantinha as pessoas por anos em situações desumanas. Antes de tudo, o que está em primeiro ligar é a vida.

Deus age restituindo a dignidade aos debilitados, aos enfermos, aos rejeitados pelo sistema anti-reino, que se nega a reconciliação, o respeito, a dignidade e a vida. Perguntemos: o que nos impede de caminhar e de lutar para que as pessoas sejam sujeitos sociais livres, dignos, reconhecidos e valorizados?

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário