BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de dez. de 2010

Simeão recebe o menino no Templo --Missionários Claretianos

Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

5º dia da Oitava do Natal

São Tomás Becket, bispo de Cantuária e mártir (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Alberto de Gambron (abade), Calisto, Félix e Bonifácio (mártires de Roma), Davi (profeta e rei do Antigo Testamento), Domingos, Vítor, Primiano, Liboso, Saturnino, Crescêncio, Segundo e Honorato (mártires da África), Ebrulfo de Ouche (abade), Geraldo de Fontenelle (abade), Marcelo (abade da abadia de Akimetes, que significa “gente que não dorme”), Trofimo (primeiro bispo de Arles).

Primeira leitura: 1João 2, 3-11
Quem ama o seu irmão permanece na luz.
Salmo responsorial: Sl 95 (96), 1-2a. 2b-3. 5b-6 (R/. 11a)
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome!
Evangelho: Lucas 2, 22-35
Simeão recebe o menino no Templo.

Nos tempos de Jesus, era costume apresentar a criança ao Senhor no Templo de Jerusalém e oferecer um sacrifício de purificação por ele. Os que tinham condições sacrificavam um bezerro, outros um cordeiro, e os mais pobres, um par de rolinhas. O que significa que José e Maria eram pobres, reforçando-se, desse modo, a origem humilde de Jesus.

Esta criança é quem desperta o canto do velho Simeão. Quem reconhece o Messias é uma pessoa pobre, neste caso um ancião. Ao final se manifesta o destino de Jesus como sinal de contradição, e Maria também sofrerá por seu filho, compartilhará a dor daquele que morrerá em defesa da vida.

Muitos têm o desejo de receber o Salvador, que trará justiça. Crer em um Deus feito menino e pobre, nos compromete, de forma definitiva, pela justiça e pela solidariedade. Devemos ver Deus no pequeno, nos desprezados pela sociedade, nos pobres que clamam por justiça e dignidade. Hoje são nossos povos os que escutam e buscam a libertação de tantas situações sub-humanas.

Recebamos o menino Jesus no rosto dos necessitados de nossa sociedade.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário