BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de dez. de 2010

Ovelha perdida – Vera Lúcia

TERÇA-FEIRA 07/12/2010

Mt 18,12-14

Os escribas e fariseus se sentiram muito ofendidos porque Jesus os associava aos pecadores e os tratava gentilmente. Os fariseus tinham estabelecido regras rigorosas sobre como manterem -se distantes dos pecadores, pois caso contrário incorreriam em impurezas legais. Eles não lhes emprestavam dinheiro nem lhes pediam algo, não lhes davam uma filha em casamento, nem os convidavam como hóspedes. Eles se escandalizavam do modo como Jesus os acolhia, chegando mesmo a “comer com eles”. Jesus lhes responde contando uma parábola tirada da vida cotidiana.

O tema de Deus como pastor do seu povo é bastante familiar a todos os judeus. No relato da ovelha perdida os verbos “buscar-encontrar” revelam, antes de tudo, a iniciativa do Pastor, constituindo um convite para todos os pastores da comunidade cristã. Fala de seu ministério junto aos “pequenos”. O Senhor não quer que nenhum deles se perca. Acolher ou escandalizar um único dentre eles tem importância aos olhos do Pai, porque Ele tem para com o menor dentre eles um amor salvador: chama cada um de nós “por seu nome” próprio, insubstituível. Tal idéia não conduz a um individualismo, mas muito pelo contrário, trata-se de reconduzir ao redil comum. A dor e a ansiedade do pastor e da dona de casa se transformam em alegria quando eles encontram a ovelha ou a dracma perdidas. Ambos procuram até terem encontrado o que tinham perdido e participam o contentamento com toda a comunidade. A novidade no ensinamento de Jesus era sua insistência de que os pecadores devem ser buscados e não meramente censurados ou lamentados. Deus não se regozija com a perda deles, mas deseja que sejam salvos e reconciliados com Ele.

A mesma idéia é encontrada no Evangelho de s. João, em que o Bom Pastor vela para que nenhum de seus discípulos se perca. S. Efrém vê nestas palavras a atitude de Jesus que “vê os pecadores e os chama, e os faz sentarem-se ao seu lado, Espetáculo admirável: os anjos temem, por causa de sua grandeza, e os pecadores comem e bebem com Ele”. “Senhor, que vossa luz dissipe a escuridão de forma que aquele que se perdeu possa ser encontrado e restaurado. Que vossa luz brilhe através de mim para que outros possam ver vossa verdade e amor e encontrem esperança e paz em vós”.

Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário