BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de dez. de 2010

Não surgiu nenhum maior do que João Batista - Padre Queiroz

QUINTA-FEIRA 09/12/2010

Mt 11,11-15

Neste Evangelho, Jesus nos fala a respeito de João Batista. O apoio que Jesus lhe deu foi devido às críticas que João estava recebendo, que culminaram no seu martírio.

Apesar de exaltar João, Jesus fala: “No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”. Isso porque, inseridos em Cristo pelo batismo, nós nos tornamos filhos e filhas de Deus, o que não aconteceu com João. É a mesma superioridade do Novo Testamento sobre o Antigo, da Igreja sobre a sinagoga.

No entanto, referindo-se à Nova Aliança, Jesus fala: “O Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam”. Violentos contra os próprios pecados e os pecados do mundo, não violência sobre as pessoas. João Batista sofreu violência e morreu mártir. Jesus sofreu, os Apóstolos todos, milhares de cristãos... Em todos os tempos, o Reino dos Céus sofre violência.

A batalha que travamos, até contra nós mesmos, é bem descrita por S. Paulo: “Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta... Sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei de minha mente e me aprisiona na lei do pecado, que está nos meus membros. Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Em suma, pela minha mente sirvo à Lei de Deus, mas pela carne sirvo à lei do pecado” (Rm 7,21-25).

João Batista foi um grande profeta. Algumas características do profeta: Ele fala a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e para a pessoa certa. Ele não tem medo de ninguém. Não é como algumas pessoas que mudam o discurso de medo de ser prejudicado. O profeta confia na proteção de Deus.

Há uma sintonia entre o que o profeta fala e a sua vida concreta.

O profeta não se promove a si mesmo, mas promove Cristo e o Reino de Deus.

Junto com Isaías, João é o profeta do advento, o precursor do Messias.

Havia, certa vez, uma mãe, cujo marido a abandonou e ela ficou com os filhos. O mais velho tinha dezessete anos. Este começou a freqüentar ambientes pesados, onde inclusive corriam drogas. Por mais que a mãe falasse, aconselhasse, ele não dava ouvidos.

Um dia, ela tomou uma decisão arrojada: contratou um detetive para acompanhá-lo, e avisá-la quando ele estivesse com o grupo da pesada. Logo o detetive a avisou, ela foi à delegacia e pediu aos policiais que o prendessem, pois inclusive era mais de vinte e duas horas, horário em é proibido para menor ficar na rua. Os policiais foram, colocaram-no nas grades e avisaram a mãe.

O menino não esperava tamanha humilhação. Envergonhado, mudou de vida.

É uma situação difícil, inclusive de avaliar se a mãe agiu certo ou errado. Mas o certo é que foi a única solução que aquela sofrida mãe encontrou de levar o filho para o caminho do bem.

Ser profeta ou profetiza, especialmente dentro de casa, não é fácil. Mas com Deus sempre há uma saída.

Maria Santíssima, a Rainha dos Profetas, é a mulher forte, que enfrentou, em pé, todos os problemas e conseguiu realizar o seu grande ideal: cumprir a sua missão. Que ela, e S. João Batista, nos ajudem!

Não surgiu nenhum maior do que João Batista

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário