BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de dez. de 2010

MENSAGEM DE FIM DE 2010

31 de dezembro de 2010

Neste último dia do ano, fala-nos o Evangelho a respeito da Palavra que estava em Deus, da Palavra que ilumina todo homem que vem a este mundo, da Palavra que Se fez carne e habitou entre nós. Fala-nos do Cristo Senhor, em vista do qual fomos criados. Sim, foi em vista da Palavra que viemos à existência. Deus só nos criou com a finalidade de nos divinizar. E esta criação, juntamente com a divinização, é feita através de nossa inserção na Palavra, que Se fez carne em Jesus.

Nós estamos no último dia de 2010. O ano terminará dentro de algumas horas e nós gostaríamos de percorrer, com a mente e com o coração, em primeiro lugar as graças que Deus nos concedeu ao longo do ano que termina. A oportunidade que nos deu de nos debruçar a cada dia sobre a Palavra. É verdade, o terreno na superfície parece árduo. O texto da Bíblia, na superfície, às vezes parece não dizer nada. Mas basta que a pessoa, perseverantemente e com fé, cavoque através de um pequeno esforço que se chama leitura atenta, meditação, para que toda a fecundidade escondida venha imediatamente à tona. Nós queremos neste momento agradecer por cada encontro frutuoso e fecundo que tivemos com a Palavra de Deus. Este é um primeiro momento. Esta é uma primeira atitude nossa. Louvor e agradecimento.

Em segundo lugar, neste ano que termina, gostaríamos de pedir-lhe perdão pelas vezes que negligenciamos a escuta desta Palavra, para depois nos lamentar de que Deus não nos fala; de que Deus se silencia. Mas quem sabe foram diversos os dias em que preferimos ouvir palavras mortais, palavras que nada dizem, enxurradas de verbos, à nos dedicar à Palavra única que edifica.

Enfim, gostaríamos de suplicar-Lhe também, que o ano que entrar seja um ano de progresso no encontro pessoal e litúrgico com a Palavra de Deus. Que Ela não cesse de estar presente em nossos corações, com um propósito que podemos fazer neste dia 31 de Dezembro. A partir do próximo ano, quero ser o homem da Palavra; a mulher da Palavra. Isto é, aquele que primeiro escuta com docilidade em uma meditação diária, que não quero mais que falte em minha existência. Tempo é também preferência e não podemos nos tornar servos ou escravos do tempo, idolatrando aquilo que não é valor em nossa existência.

Com estes propósitos queremos entrar no Ano Novo. E eu me aproveito deste momento para desejar um Feliz 2011, abençoado por Deus, a você e a toda a sua família, como também à comunidade e amadíssima Igreja Católica no Brasil.

Pe Fernando Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário