BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de dez. de 2010

João Batista é Elias -Missionários Claretianos

Sábado, 11 de dezembro de 2010

2ª Semana do Advento

São Dâmaso, Papa (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Benjamin de Jerusalém (bispo), Blatmaco da Escócia (abade), Daniel, o Estilita (monge de Samósata), Eutíquio da Espanha (mártir), Savino de Piacenza (bispo), Senchan de Emly (abade-bispo), Trasão, Ponciano, Pretextato (mártires de Roma), Vitorino de Tixtier (mártir).

Primeira leitura: Eclesiástico 48,1-4.9-11
Elias retornará.
Salmo responsorial: Sl 79 (80), 2ac e 3b. 15-16. 18-19 (R/. 4)
Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos.
Evangelho: Mateus 17,10-13
Elias já veio, mas não o reconheceram.

Os judeus, nos tempos de Jesus, aguardavam pelo retorno de Elias. A profecia de Malaquias dizia que o profeta Elias regressaria antes do dia de Javé, antes da vinda do Messias. E por essa profecia, as pessoas esperavam o precursor. Mas seus acusadores utilizavam este argumento para rejeitar Jesus, já que Elias, segundo eles, ainda não tinha vindo, portanto, sequer o Messias.

Jesus afirma que Elias já veio, mas não o reconheceram e o mataram. João Batista é Elias, porque o fogo do Espírito habita nele e prepara o caminho Senhor. Jesus convida a reconhecer a ação de Deus aqui e agora, deixa em nós a necessidade de reconhecer a ação de Deus na história, nas pessoas que denunciam a injustiça e anunciam a Boa Nova.

Devemos descobrir os sinais dos tempos através das situações concretas, para que examinemos os fatos e acontecimentos que o Espírito suscita em nossa vida. É no pequeno que Deus fala mais claramente ao homem. Nos que lutam pela justiça e pela dignidade das pessoas com um compromisso diário; é lá onde se presencia com mais força o Espírito de Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário