BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de dez. de 2010

Jesus nascerá de Maria -Missionários Claretianos


Sábado, 18 de dezembro de 2010

3ª Semana do Advento

Santos do Dia: Auxêncio de Mopsuéstia (bispo), Desiderato de Fontenelle (monge), Flannan de Killalo (bispo), Gaciano de Tours (bispo), Moisés da África (mártir), Quinto, Simplício e Companheiros (mártires da África), Rufo e Zósimo (mártires de Filipos), Samthann de Clonbroney (abadessa), Teótimo e Basílio (mártires de Laodicéia), Vitório, Vítor, Vitorino, Adjutor, Quarto e Companheiros (mártires da África), Wunibaldo de Heidenheim (abade).

Primeira leitura: Jeremias 23,5-8
Suscitarei a Davi um rebanho justo.
Salmo responsorial: Sl 71(72),,1-2.12-13.18-19 (R/. cf. 7)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Evangelho: Mateus 1, 18-24
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.

Ontem lembrávamos a origem de Jesus e, dentro de sua genealogia, algumas mulheres que pareciam anunciar Maria (Tamar, Raab, Rute e Betsabé). O espírito irrompe na história de Israel por meio de Maria e desse modo rompe com dezoito séculos de patriarcalismo, desde Abraão até José. Por outro lado, o relato está cheio de referências do A.T. para significar que em Jesus se cumprem as escrituras.

José está desconcertado ao se dar conta que Maria está grávida sem ter tido relações com ele. A lei mandava denunciar a mulher que tivesse tido relações com outro homem fora de seu prometido, e deveria ser apedrejada diante da casa de seu pai. José, que de início queria abandoná-la em segredo, por revelação e aceitação da vontade de Deus, decide acolhê-la.

José e Maria dizem sim ao plano de Deus para suas vidas. Eles parecem uma metáfora da responsabilidade que cada um tem em descobrir e assumir a vontade de Deus e a maneira como age através de mediadores concretos, para o benefício da mesma humanidade. Dizer sim à vontade de Deus é deixar nascer em nós aquele que nos traz a justiça.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário