BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de dez. de 2010

Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.--Missionários Claretianos

Terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Santos Mártires Inocentes (Festa).

Outros Santos do Dia: Antônio de Lérins (eremita), Castor, Vítor e Rogaciano (mártires da África), Cesário da Armênia (mártir), Donião de Roma (presbítero), Êutico e Domiciano (presbítero e diácono, respectivamente, mártires de Ankara, na Galácia), Govana de Wales (mãe de família), Indes, Domna, Ágape e Teófila (virgens, mártires da Nicomédia), Morgan da Ilha de Man (bispo), Rômulo e Conindro (bispos), Trôade do Ponto (mártir).

Primeira leitura: 1 João 1,5-2,2.
O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.
Salmo responsorial: Sl 123 (124), 2-3. 4-5. 7b-8 (R/. 7a).
Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.
Evangelho: Mateus 2, 13-18.
Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.

O evangelho de Mateus faz referencia à infância de Moisés no Egito, onde o Faraó, por medo de uma rebelião dos escravos, manda matar todos os recém-nascidos homens. “Do Egito chamei meu filho” é a expressão que identifica Jesus como o novo Moisés que virá para libertar o povo da escravidão e da opressão.

É difícil dizer cientificamente se realmente estes fatos narrados hoje se sucederam, mas o que é que nos tempos em que o evangelho foi escrito, e até mesmo séculos antes*, muitos cristãos, tanto crianças como mulheres e homens, morreram por causa de sua fé. Mateus quer mostrar que o poder do império, a estrutura injusta, o anti-reino, quer destruir quem vai trazer o reino de justiça, de liberdade e de vida, porque é uma ameaça.

Celebrar os santos inocentes é celebrar a memória de nossos irmãos que nos legaram, com suas vidas e com seu sangue, a esperança no reino de justiça e dignidade. É ser conscientes hoje de que as estruturas de poder continuam ainda destruindo e assassinando a vida de pessoas inocentes que lutam por conseguir uma vida digna e justa.


* Estima-se que o evangelho de Mateus tenha sido escrito nos anos 80, dever-se-ia dizer “alguns anos atrás” ou “várias décadas atrás”.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário