BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de dez. de 2010

A figura de João Batista -Missionários Claretianos

Quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

2ª Semana do Advento

Santos do Dia: São João Diego Cuauhtlatoatzin (indígena mexicano), Amônio de Latópolis (mártir), Angilramo de Cêntula (abade), Balda de Jouarre (abadessa), Basílio, Mirão e Lúcio (mártires), Budoco de Vannes (bispo), Cipriano de Genouillac (abade, mártir), Cipriano de Perigord (abade), Ciro de Pádua (bispo), Ciro de Pavia (primeiro bispo desta Igreja, mártir), Gerácio do Egito (eremita), Gorgônia de Nazianzo (irmã de São Gregório Nazianzeno e de São Cesário. Casada, mãe de três filhos), Heracliano de Pesaro (bispo), Juliano de Apamea (bispo), Leocádia de Toledo (virgem, mártir), Pedro Fourier (presbítero, fundador), Próculo de Verona (bispo), Restituto de Cartagena (mártir), Severo de Praga (bispo), Valéria de Limoges (mártir), Vítor de Piacenza (bispo).

Primeira leitura: Isaías 41, 13-20.
Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.
Salmo responsorial: Sl 144 (145), 1.9.10-11.12-13ab (R/. 8).
Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.
Evangelho: Mateus 11, 11-15.
Não surgiu nenhum maior do que João Batista.

A liturgia do Advento apresenta a figura de João Batista, que ao longo deste tempo de espera será particularmente importante. João é Elias que anuncia a chegada do Messias. Não há profeta maior que ele, porque é ele quem abre a porta a Jesus, o esperado, o Filho de Deus, que proclama o reinado de Deus.

Em João Batista, as esperanças do povo assumem um rosto concreto, é já o tempo da salvação. João não teve medo de anunciar e assinalar, com humildade, a Jesus como único caminho de salvação; não teve temor de denunciar com valentia as injustiças e impiedades do povo e dos líderes civis e religiosos.

O reino é conquistado por esforçados, por aqueles que como João, dão testemunho de vida e proclamam a justiça de Deus. O reino de Deus enfrenta o anti-reino, reino de injustiça que exclui e extermina quem não faz parte de sua estrutura; e o faz com violência, destruindo tudo o que se opõe a ele, sem se importar em destruir a vida.

Olhemos hoje como estamos ajudando Jesus em seu projeto do reino e como estamos lutando contra o reino de morte nas estruturas políticas, econômicas, culturais e religiosas.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário