BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de dez. de 2010

És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?-Missionários Claretianos


Quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

3ª Semana do Advento

Santos do Dia: Cristina da Geórgia (apóstola leiga), Estêvão de Suroz (bispo), Folcuíno de Thérouanne (bispo), Júlia d’Arezzo (monja camaldulense), Maria Crucifixa da Rosa (virgem), Maximino de Micy (abade), Sílvia de Brescia (virgem), Urbício de Huesca (eremita), Valeriano de Abbenza (bispo).

Primeira leitura: Isaías 45,6b-8.18.21b-26.
Deus justo e salvador não ha fora de mim.
Salmo responsorial: Sl 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14 (R/. cf. Is 45, 8).
Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!
Evangelho: Lucas 7, 19-23.
És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?

O personagem principal é Jesus, mas a figura de João é também importante enquanto prepara o caminho de Jesus. Muitos dos seguidores de João tornaram-se depois seguidores de Jesus. Mateus nos mostra que João está no cárcere, ouviu notícias de todo o mistério profético de Jesus e mandou seus discípulos perguntar se realmente ele seria o Messias.

A expressão: “curou a muitos de enfermidades, de doenças e espíritos malignos, e devolveu a vista aos cegos” nos faz ver uma sociedade marginal, de muitas necessidades e excludente, posto que estar em qualquer destes estados era ser impuro, e quem se relacionasse com uma destas pessoas também seria impuro. Jesus cria uma nova ordem de relações onde todos tenham lugar e não se exclua ninguém.

O anúncio do reino passa pela reparação das injustiças, das doenças, do ataque frontal a qualquer sinal de morte e o que gerasse desigualdade entre homens e mulheres. E precisamente João anunciou este modelo como a vinda do Messias. Reconheçamos as situações de desigualdade à nossa volta e lutemos por instaurar o reino de justiça que Jesus testemunha.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário