BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de dez. de 2010

Desceram o paralítico pelo teto - Sal

14 de Janeiro

Evangelho - Mc 2,1-12

“Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'.

Aqueles homens tiveram um trabalho tenso para conseguir levar o paralítico até os pés de Jesus. Isto porque sabiam com toda certeza que Jesus tinha o poder de curar aquele pobre homem, libertando-o da paralisia que tanto o fazia sofrer.

Jesus focou admirado com a fé deles e em seguida fez o que era mais importante: perdoou os seus pecados. E o fez isso por três motivos ou razões:

1- O povo acreditava que qualquer doença tinha como causa os pecados cometidos pelo doente. Assim perdoando os pecados, logo o doente teria a sua saúde restabelecida. É claro que Jesus sabia que isso não passava de um aspecto da cultura do lugar, mas geralmente Ele respeitava os valores e crendices do povo.

2- Jesus sabia que os fariseus estavam ali presente para investigá-lo, para ver se ele infringia a famosa Lei, a qual havia sido alterada ou acrescentada de vários itens para satisfazer o egoísmo dos líderes judaicos. Portanto, quando Jesus perdoa os pecados daquele homem, na verdade fez uma provocação aos seus oponentes. Ele primeiro perdoou, para mostrar que sendo O Filho de Deus, tinha o poder de perdoar, além do poder de curar.

3- Jesus primeiro perdoa os pecados, limpando ou curando a alma daquele pobre coitado, para nos mostrar que a pureza da nossa ala é muito mais importante do que a limpeza, e mesmo a saúde do nosso corpo. Podemos estar doentes, com a perna quebrada, com úlcera no estômago, com câncer no pulmão, mais a nossa alma pode e deve estar pura, limpa e sadia, por estar sem pecados e na amizade com Deus. Assim a saúde da alma é mais importante que a saúde do corpo. Costumamos dizer: “ cuida da alma que o corpo já era!” geralmente quando um amigo(a) solta um gás forte perto de nós. É uma brincadeira que expressa uma grande verdade. Precisamos cuidar mais da nossa alma, da nossa espiritualidade do que do nosso corpo. Isto, porque o que mais pesa não é a beleza exterior, mais sim a beleza ou a pureza interior.

Prezados irmão. Vamos entender. Jesus não está nos dizendo hoje que devemos descuidar do nosso corpo, da higiene, não fazendo exercícios, nem alimentando corretamente. O que aprendemos na lição deste Evangelho é que: cuidar do corpo é preciso. Mais cuidar da alma também é preciso. E que a alma é mais importante que o corpo.

Sabemos muito bem que tem muita gente que cuida exageradamente do corpo. Seja passando produtos de beleza, seja praticando ginástica localizada, etc. Tudo isso é importante, não é pecado, mas muitas destas pessoas deixam de lado a saúde da sua alma. NÃO DÃO A MÍNIMA PARA A SUA ALMA.

Sal.

As pessoas do tempo de Jesus têm muita dificuldade para acreditar que ele tenha poder de perdoar pecados. Isso acontece porque perdoar pecados é algo que compete unicamente a Deus, e as pessoas da época de Jesus, principalmente as autoridades religiosas, não o reconheceram como o Filho de Deus. Hoje em dia, porém, vemos acontecer o contrário. Parece que o perdão dos pecados é algo tão comum que a maioria das pessoas não valoriza mais isso como algo excepcional que Deus realiza em nossas vidas, vulgarizando a graça sacramental e não dando o devido valor ao Sacramento da Reconciliação. (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário