BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de dez. de 2010

Convertei-vos - Sal

3 de Janeiro de 2011

Evangelho - Mt 4,12-17.23-25


O Reino dos Céus está próximo.

Caríssimo leitor. Vamos começar o ano novo com o e direito. É hora de conversão. É hora de mudar o rumo da nossa vida. Conversão significa mudança de direção. Quando o instrutor da auto-escola diz para aluno. Faça uma conversão à esquerda ou à direita, é para ele virar o volante e mudar para a esquerda ou para a direita.

Na nossa caminhada existencial, às vezes tomamos o rumo da esquerda, das coisas ruins, do pecado. Portanto, devemos virar o volante, a direção do nosso carro, e retomar ao caminho reto, pegando a estrada reta, como disse João Batista, endireitando a nossa vereda, o nosso caminho, o nosso caminhar.

O Evangelho de hoje nos mostra as figuras de João Batista, e de Jesus que nos alerta dizendo: 'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.'
Vamos traçar o caminho de volta e desfrutar o generoso acolhimento da parte do Pai, para a alegria do Pai. Vamos trocar a arma pela Eucaristia e pela oração, a agressividade pelo perdão, pois tudo isso são traços específicos do processo de conversão. Na parábola do filho pródigo, a bela túnica, o anel e o banquete da festa são símbolos desta nova vida, pura, digna, cheia de alegria, que é a vida do homem que volta a Deus e ao seio de sua família, que é a Igreja.

Existem diversas formas de penitência e conversão. Não nos esqueçamos de começar pela nossa conversão e em seguida trabalhar pela conversão dos demais irmãos. Porque ninguém se salva sozinho.

Como já nos profetas, o apelo de Jesus à conversão e penitência não visa em primeiro lugar às obras exteriores, mas sim as atitudes e obras pessoais ou interiores: os jejuns e as mortificações, a mudança de pensamentos, a negação de si mesmo, o firme propósito de voltar para Deus. A conversão interior é o desejo e a resolução de mudar de vida. Sem essa atitude inicial, as obras de penitência continuam estéreis e enganadoras: A conversão mental, dos pensamentos, é o primeiro passo para uma mudança de vida efetiva e segura. Para deixar de fumar, eu primeiro preciso tomar consciência da necessidade dessa decisão, desse ato para o bem da minha saúde. Quando cometemos o pecado, primeiro vivenciamos o pecado no pensamento. Por isso a conversão deve começar na nossa mente. Eu quero parar de fazer isso, eu quero largar aquele vício. Depois dessa decisão mentalizada, eu vou recorrer a ajuda de Jesus. E lembre-se, Ele está sempre pronto para nos dar a mão, como o fez a Pedro quando estava afundando nas águas. A nossa mudança de vida, mudança de direção deve começar pela nossa mente, pelos nossos pensamentos, no nosso interior, caso contrário, não vai funcionar.

A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida,uma força, um impulso gerado pela decisão firme de largar tudo que fazemos de errado, e voltar para Deus. A penitência nos dá força para fazer uma ruptura com o pecado, ela nos dá uma aversão ao mal e repugnância às más obras que cometemos. Aquele desejo e a resolução de mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça. E Deus nos acolhe de braços abertos com alegria como nos foi mostrado por Jesus na parábola do Filho Pródigo.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário