BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de nov. de 2010

Tudo acontece a partir do ouvir e praticar as palavras de Jesus que nos revelam a vontade do Pai - Maria Regina


.

Jesus nos ensina a percebermos os sinais do reino de Deus assim como nós percebemos o aspecto das coisas que nós vivenciamos. Há certos sinais que são visíveis para nós aqui na terra: ventania, nuvens carregadas de chuvas, calor forte, o tempo propício para colher os frutos etc., etc. Assim também há os sinais de que o reino dos céus está próximo. Estes sinais se manifestam dentro de nós e cada um de nós pode perceber: coração grato, alegre, em paz, amor aos irmãos, desejo de santidade, misericórdia, perdão. Quando você percebê-los em si mesmo, saiba que o reino de Deus está próximo, isto é, Jesus está em você, agindo, atuando. Um novo céu e uma nova terra começam a acontecer em nós, hoje, quando praticamos a Palavra do Senhor. Pela Sua Palavra Jesus vem nos dar nova direção para que possamos desde já, viver o Seu reino aqui na terra.

O céu e a terra visíveis, um dia passarão. O mundo será renovado e o reino de Deus definitivamente será estabelecido quando Jesus voltar, porém, desde já, agora, nós podemos “ver” os seus sinais dentro do nosso coração. O exemplo da figueira nos alerta para que não fiquemos alienados e sim, atentos aos sinais do reino de Deus Ele é construído sutilmente dentro de nós, no nosso dia a dia, na nossa caminhada com Jesus apesar de quase não percebermos.

Esta parábola da figueira nos trás advertências sobre a necessidade de vigiar e orar. Depois da descrição da violência característica dos poderes deste mundo, é confirmada a presença do Reino de Deus entre nós. Assim como pela natureza pode-se perceber as mudanças de estações do tempo, pela observação dos fatos da vida e da história nota-se a proximidade do Reino de Deus. O Reino está perto assim como o meu próximo está perto de mim. A comunhão e a solidariedade com meu próximo são a entrada no Reino. Tudo acontece a partir do ouvir e praticar as palavras de Jesus que nos revelam a vontade do Pai. Tudo acontece quando a Igreja, ao lado de todos os movimentos sociais, se empenharem na construção de um mundo novo possível. Já acontece a luta por igualdade racial, afirmação da mulher em sua atuação na transformação da sociedade e libertação de qualquer forma de opressão. O Reino de Deus já está entre nós nos movimentos de solidariedade entre as comunidades e os povos, particularmente com os mais empobrecidos, e é expresso no clamor mundial contra as guerras e pela paz.

Amém

Abraço carinhoso

Maria Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário