BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de nov. de 2010

TUA FÉ TE CUROU! - Fr. José Luís

TERÇA-FEIRA 15/11/2010

Lc 18,35-43

TUA FÉ TE CUROU!

Prestemos atenção na atitude das pessoas que vão à frente: elas simplesmente abafam os gritos dos desesperados e desesperançados. O cego, narrado no Evangelho, com certeza já havia ouvido falar desse tal Jesus que passava pelas cidades vizinhas fazendo cura. Quando Jesus se aproximava de Jericó, que dista uns 27 quilômetros de Jerusalém, o cego que estava pedindo esmolas ouviu o barulho da multidão, e perguntou a alguém, que certamente estava no local, o que estava acontecendo. Ao saber que era o famoso Jesus, encheu o coração de esperança e começou a gritar. O grito de protesto contra uma sociedade que não o considerava ser humano, mas somente um ser amaldiçoado.

Jesus ouve o apelo do pobre cego, e pede para que o levem até ele. Quando o cego se aproxima dele, Jesus faz uma pergunta que soa até mesmo muito cômica aos nossos ouvidos modernos: “O que você quer que eu faça?”. Como assim? O que será que um cego iria querer de Jesus? Claro que era poder ver novamente. Mas, o que não entendemos, é que Jesus queria ouvir dos próprios lábios daquele homem! Na realidade, Jesus exige a fé em suas palavras para que aconteça o milagre. É a fé do próprio cego que o cura. O Mestre não exige orações imensas, pagamentos ou teatralizações. Pergunta somente qual é o desejo daquele homem!

E hoje? Estamos nós, cristãos, fazendo o papel daqueles que iam à frente, silenciando o grito do oprimido; ou estamos agindo como aqueles que levam o oprimido e o desesperado até Jesus? A nossa única esperança é que Deus possa fazer de nós instrumentos de paz e amor. Muitas pessoas criticam vorazmente aqueles que trabalham pela justiça e pela paz. Chamam de bobalhões, cafonas e utópicos. Mas esse é o pagamento daqueles que escolheram tal caminho. Jesus já havia dito que os que fazem o bem seriam perseguidos e caluniados, e a alegria deveria começar no instante em que essa profecia se realizasse. Portanto, aqueles que se dedicam e se esforçam em levar os pobres e marginalizados até a presença de Jesus devem ser corajosos em enfrentar as calúnias que virão daqueles que vão à frente tentando impor o silêncio.

Lc 18, 35-43 – TUA FÉ TE CUROU!

Fr. José Luís Queimado, CSsR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário