BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de nov. de 2010

Ser fiel no pouco, e muito mais será confiado -Maria Elian

17 de novembro de 2010 – quarta-feira

Evangelho (Lucas 19, 11-28)


Jesus continua a caminho de Jerusalém, e lá seria preso. Aproxima-se o momento de sua paixão, morte e ressurreição. E os que caminhavam com Ele pensavam que o reino de Deus iria chegar logo. Nos evangelhos de segunda e terça-feira, Jesus acolhe duas pessoas excluídas da sociedade: o cego e Zaqueu. Jesus conta hoje a parábola dos talentos. Assim como o homem nobre ao partir dividiu cem moedas com dez empregados para negociarem até a sua volta, assim também fez o Senhor conosco, cada um de nós recebeu Dele dons. Não importa a quantidade de dons que cada um recebeu, o importante é fazer esses dons frutificarem. Alguns com humildade, compromisso e generosidade usam seus dons a serviço do Reino de Deus e do próximo, uns mais outros menos, mas também existem aqueles recebem dons, qualidades maravilhosas e nada fazem, guardam para si, enquanto outros usam seus dons com egoísmo, somente para sua realização pessoal.

O nosso Senhor, também voltará, e como será que prestaremos contas dos nossos talentos? O que eu espero ouvir de Cristo, quando Ele voltar: “Muito bem servo bom, ou servo mau... Tirai dele as cem moedas e dai-as aqueles que têm mil”? Corro o risco de perder meus dons por medo, por preguiça e omissão? Muitas vezes ficamos parados, esperando as coisas acontecerem, e ainda temos inveja de quem vai à luta, e faz seus talentos renderem. Será que ajudamos e valorizamos aqueles que usam seus dons em favor dos excluídos, dos oprimidos, dos que lutam por justiça, por igualdade?

O evangelho de hoje é um convite para deixarmos a preguiça de lado, e fazermos o pouco que seja, descruzar os braços, e entregar ao Senhor muitos frutos, em agradecimento aos dons que Dele gratuitamente recebemos. Partilhar esses dons com a comunidade, com a sociedade, tem espaço para todos, o Senhor pede que rezemos pois, “a messe é grande e precisa de operários”. E quando usamos nossos talentos com amor, para fazer o bem, na gratuidade, não existe espaço para competição, inveja, medo ou preguiça. Sinta a felicidade que é servir a Deus e aos irmãos! E mais felizes serem quando ouvirmos do Senhor: “Muito bem, servo bom. Como fostes fiel em coisas pequenas, muito mais te será confiado.”

Um forte abraço

Elian

Oração
Pai, faze de mim um discípulo fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário