BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de nov. de 2010

Os dez leprosos -Missionários Claretianos

Quarta-feira, 10 de novembro de 2010

32ª Semana do Tempo Comum

São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja (Memória).

Outros Santos do Dia: Adelino de Séez (monge, bispo), Aido MacBricc (bispo), André Avelino (presbítero de Nápoles), Demétrio, Aniano, Eustósio e Companheiros (mártires), Guerembaldo de Hirschau (monge), João de Ratzeburg (bispo, mártir), Justo de Cantuária (monge, bispo), Monitor de Orlèans (bispo), Probo de Ravena (bispo), Teoctista de Lesbos (virgem), Trifena e Trifosa (santas mulheres, mencionadas no Novo Testamento), Trifon, Respício e Ninfa (mártires venerados em Roma).

Primeira leitura: Tito 3, 1-7.
Outrora éramos extraviados, mas por sua misericórdia ele nos salvou.
Salmo responsorial: 22, 1-6.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Evangelho: Lucas 17, 11-19 .
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?

A ação misericordiosa de Deus, concretizada na missão de Jesus, não se limita a um povo em particular, mas é um dom para todos os que estão dispostos a acolher pela fé a mensagem libertadora do Mestre. Jesus, caminhando para Jerusalém, atravessa a Galiléia e a Samaria, lugares mal vistos pelas autoridades judaicas e que representam grupos excluídos pelo sistema religioso do momento.

Em um povoado dessa região, Jesus se encontra com os dez leprosos, pessoas que pela sua enfermidade eram afastados da comunidade, pois se acreditava que eram pecadores e, portanto, não queridos por Deus.

Todos ficam curados, mas só um deles, um samaritano, volta agradecido a Jesus. Leprosos e samaritanos indicam o verdadeiro lugar no qual Deus age e o tipo de pessoas que acolhe essa ação.

O leproso samaritano volta consciente pela fé, não só de sua cura, mas também pela presença salvífica e misericordiosa de Deus nele; por essa cura ele é reintegrado à comunidade que o torna uma pessoa digna, querida pelo próprio Deus. Temos consciência da ação misericordiosa que Deus realiza diariamente em nossa vida e em nossa comunidade?

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário