BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de nov. de 2010

A oferta da viúva-Missionários Claretianos


Segunda-feira, 22 de novembro de 2010

34ª Semana do Tempo Comum

Santa Cecília, Virgem e Mártir (Memória)

Outros Santos do Dia: Marcos e Estêvão (mártires de Antioquia da Pisídia), Filêmon e Apia (a Filêmon São Paulo escreveu a mais breve de suas cartas; mártires), Leonardo Kimura e Companheiros (mártires do Japão), Mauro de Roma (mártir), Pragmácio de Autun (bispo), Saviniano de Ménat (abade), Tigrídia de Oña (abadessa).

Primeira leitura: Apocalipse 14, 1-3.4b-5.
Tinham a fronte marcada com o nome de Cristo e o do seu Pai.
Salmo responsorial: 23, 1-6.
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Evangelho: Lucas 21, 1-4 .
Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.

Jesus contempla a ação realizada pela viúva no tesouro do Templo, e utiliza sua atitude como ensinamento para seus discípulos e também para nós: ante os olhos de Deus tem muito mais valor a pouca oferenda depositada pela viúva que as grandes quantidades depositadas pelos ricos. Porque a viúva coloca no cofre tudo que tem para sobreviver, põe nas mãos de Deus tudo o que tem, põe sua vida, expressando assim que sua única esperança é a misericórdia de Deus.

A oferenda do rico não é válida ante os olhos de Deus porque é interesseira; talvez o rico busque com ela acalmar sua consciência, remediar sua injustiça, talvez exibir-se como generoso e devoto, ou talvez, ao depositá-la, projete aumentar suas riquezas sem pensar nas necessidades de seus conterrâneos, nem na exigência própria da lei de compartilhar os bens com os mais pobres.

O texto de hoje nos mostra que é a partir da generosidade, do desprendimento que vamos construindo uma nova sociedade e uma nova Igreja, na qual o compartilhar fraterno e generoso é fundamento para um viver mais coerente a nossa fé em Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário