BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de nov. de 2010

O zelo por tua casa me consumirá- Padre Queiroz

Terça-feira 09/11/2010

Jo 2,13-22

Hoje nós celebramos o aniversário da inauguração da primeira igreja católica construída no mundo. Ela fica em Roma e chama-se Igreja do Latrão. Isso porque fica no Bairro Latrão.

No fundo, é a festa da nossa igreja matriz, ou da nossa capela, apesar de geralmente não sabermos o dia em que ela foi inaugurada.

O Evangelho narra a expulsão dos vendilhões do Templo. O gesto de Jesus, de expulsar aquele pessoal que estava transformando a casa de Deus em local de comércio, mostra o seu amor a Deus Pai e o zelo em proteger as coisas mais ligadas a ele. Daí a lembrança dos discípulos, da frase que está no Salmo 69,10: "O zelo por tua casa me consumirá".

Nós precisamos zelar pelo bom ambiente da nossa igreja ou capela. Que tudo favoreça a oração: o silêncio, a limpeza, boa ornamentação e decoração... Assim manifestar o nosso amor a Deus.

“Estava próxima a Páscoa dos judeus.” É assim que o evangelista João começa a narrar a cena, para nos lembrar que a morte de Jesus aconteceria naquela Páscoa. Jesus foi corajoso; mesmo sabendo do perigo que corria, defendeu com energia a Casa de Deus.

Jesus deu um passo à frente, e lembrou que o principal templo de Deus é o nosso corpo, onde Deus habita, desde o nosso batismo. "Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós" (1Cor 3,16-17).

E mais na frente, S. Paulo fala: “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo... Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,12-13.27).

É importante zelar pela Igreja viva, que é a Comunidade cristã, porque ela é o referencial de caminho, verdade e vida para o povo, mesmo para os que não a freqüentam. “Se o sal perde seu sabor, com que se salgará?” (Mt 5,13).

Certa vez, um missionário chegou a uma Comunidade rural, para iniciar as santas missões. Era bem distante da cidade.

A Irmã que havia preparado o povo para a missão escreveu no relatório: "Não existe capela nem qualquer local grande onde o povo possa se reunir. A Comunidade ficou de construir uma 'latada". Latada é um barracão coberto com folhas de buriti.

Mas quando o padre chegou, ficou surpreso, ao ver uma capela grande e bonita. Primeiro, ele perguntou o nome daquele local, porque pensava que tinha errado o bairro. Mas confirmaram que era ali mesmo.

Então ele mostrou o relatório da Irmã e perguntou qual o motivo daquela diferença. Um senhor explicou:

"Sr. Padre, depois que a Irmã foi embora, faltava ainda um mês para o início da missão. Um dia eu e três colegas estávamos almoçando, na roça, debaixo de uma árvore. Como sempre, estávamos criticando a nossa Comunidade, porque as pessoas são muito paradas aqui. A certa altura da conversa, eu me levantei e disse: 'Nós estamos criticando a nós mesmos, pois a Comunidade somos nós. Vamos fazer alguma coisa?’”

Nesta hora, o homem se emocionou e não conseguia continuar a explicação. O padre pôs a mão no ombro dele com carinho e disse: “Não precisa continuar. Já entendi tudo.” E, também emocionado, o padre olhou para cima a fim de contemplar a beleza daquela capela, construída em trinta dias.

O zelo por tua casa me consumirá.

Para que a nossa Comunidade cumpra a sua missão no bairro, ela precisa de uma casa de oração, bonita e bem cuidada.

Aquele desafio do homem – “Vamos fazer alguma coisa?” – vale também para nós, pois nós também somos Igreja.

Maria Santíssima, na Ladainha, é chamada de Casa de Ouro, porque o seu seio abrigou o Rei do universo, que é representado pelo ouro, o rei dos metais. Que ela nos ajude a zelar pela nossa igreja ou capela.

O zelo por tua casa me consumirá.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário