BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de nov. de 2010

O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido - Missionários Claretianos



Terça-feira, 16 de novembro de 2010

33ª Semana do Tempo Comum

Santa Margarida da Escócia (Memória facultativa) e Santa Gertrudes, Virgem (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Afano de Wales (bispo), Áfrico de Comminges (bispo), Alfrick de Cantuária (monge, bispo), Edmundo Rich (bispo), Elpídio, Marcelo, Eustóquio e Companheiros (mártires), Euquério de Lião (bispo), Fidêncio de Pádua (bispo), Gobriano de Vannes (bispo), Inês de Assis (clarissa), José Moscati de Nápoles (médico leigo), José Mkasa (mártir da Uganda), Otmar de São Galo (abade), Rufino, Marcos, Valério e Companheiros (mártires da África).

Primeira leitura: Apocalipse 3, 1-6.14-22.
Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.
Salmo responsorial: 14, 1-5.
Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.
Evangelho: Lucas 19, 1-10 .
O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Podemos dizer que a mensagem central do evangelho de Lucas se encontra consignada no texto que lemos hoje: a Salvação. Jesus vem ao mundo para salvar o que estava perdido, para oferecer a esperança, o amor e o perdão, que vem de Deus Pai, a todos aqueles que se sentem cansados e marginalizados por diversas causas sociais, políticas e religiosas em todos os tempos.

Zaqueu se converte em modelo de salvação conseguida pelas palavras e ações de Jesus no meio da comunidade, gerando vida, apresentando uma nova maneira de relacionamento, de interpretar o mundo e de viver a fé em Deus. A salvação que nos vem de Jesus é uma salvação que exige de nós conversão, mudança profunda de nossas atitudes egoístas e interesseiras, por atitudes que tenham como fundamento a vida e o bem estar dos demais, o bem comum antes que o individual, a conservação da vida e a dignidade do ser humano.

A salvação de Deus na história humana inicia então quando nos identificamos de verdade com o caminho traçado por Jesus, o qual nos convida a permanecer abertos e disponíveis à ação misericordiosa de Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário