BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de nov. de 2010

Não ficará pedra sobre pedra-Missionários Claretiano

Terça-feira, 23 de novembro de 2010

34ª Semana do Tempo Comum

São Clemente I, papa, mártir (Memória facultativa).
São Columbano, abade (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Anfilóquio de Icônio (bispo), Clemente de Metz (bispo), Felicidade de Roma (mártir), Gregório de Girgenti (bispo), Lucrécia de Mérida (virgem, mártir), Paterniano de Fermo (bispo), Paulino de Wales (monge), Sisínio de Cízico (bispo), Trudo de Herbaye (presbítero), Vulfetrudes de Nivelle (abadessa).

Primeira leitura: Apocalipse 14, 14-19.
Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!
Salmo responsorial: 95, 10-13.
O Senhor vem julgar a nossa terra.
Evangelho: Lucas 21, 5-11 .
Não ficará pedra sobre pedra.

Jesus chama a atenção daqueles que se deixam impressionar pela majestosa e imponente arquitetura do Templo de Jerusalém. Ele deveria representar a fé, a ligação com Deus e, no entanto, já não consegue criticar a estrutura de morte e marginalização que existe por detrás desses muros. A resposta que Jesus dá a esta atitude tem um tom escatológico, projeta para o futuro o destino da humanidade.

É uma resposta que surge da esperança na pronta vinda do reino de Deus, quer dizer, da espera em uma nova forma de vida na qual Deus, com sua misericórdia e sua justiça reinará, destruindo todas aquelas estruturas que produzem violência, fome, marginalização e morte.

As palavras que Jesus emprega para referir-se à novidade de Deus podem parecer sem esperança, trágicas e violentas; entretanto é uma linguagem que tem como finalidade exortar seus seguidores a interpretar a realidade a partir dos valores do reino, sem deixar-se convencer nem desalentar-se por falsos profetas nem pelas promessas dos poderes opressores.

Somos chamados a viver na vigilância, em constante esperança em Deus, vivendo em nossas comunidades os valores do reino, construindo assim espaços alternativos de vida.

Missionários Claretiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário