BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de nov. de 2010

João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor - Sal

16 de Dezembro

Evangelho - Lc 7,24-30

João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas.(CNBB)

Convertei-vos à Esperança!

Advento é um tempo que passa, infelizmente, muito rápido. Há muitas esperanças que reconstruir, e há muita Palavra de Deus para se deixar entrar no mais profundo de nosso coração, devemos levantar os olhos de nossos pequenos problemas e preocupações para ver no horizonte o Senhor que vem.

Neste segundo domingo de Advento nos é apresentada a figura de João Batista. É um profeta estranho. Não se aproxima das pessoas, não vai às praças nem aos mercados, para pregar a conversão. Faz exatamente ao contrário. Instala-se no deserto e ali espera que as pessoas se aproximem dele. O deserto é lugar de morte, não há água, não há vida, não cresce nada. Não há esperança para o que se perde no deserto. Mas ali precisamente João prega que o Reino está perto, que se deve preparar o caminho ao Senhor da Vida.

João Batista, o profeta do deserto

João aparta-se de tudo o que construíram os homens. Afasta-se da cidade onde vivem. Dos edifícios levantados, das relações entre as pessoas, nada disso vale. Há algo novo que vem. É tão novo que deve começar desde o zero. Por isso a chamada urgente de João: “Convertei-vos!” Mudai de vida! Deixai para trás tudo o que é velho! Começa um mundo novo no qual já não vale a mentira nem a injustiça. O que queira entrar deverá passar pelo fogo purificador. Não bastará a água com que batiza João. É o Espírito de Deus o que batizará e salvará. Só no deserto poderá começar para valer uma nova vida.

A primeira leitura, do profeta Isaías, põe-nos ante os olhos esse mundo novo que vem. De uma maneira poética conta-nos que a novidade esperada consistirá num messias. Este messias terá o Espírito do Senhor. Trará consigo a justiça. E o fruto da justiça será um mundo novo em paz. Um mundo quase inimaginável de puro e feliz: lobos e cordeiros, panteras e cabritos, novilhos e leões, todos vivendo juntos em paz e harmonia.

Sem deixar-nos levar pelo desalento

Não temos mais que dar uma olhadela em nossa história passada e presente para nos dar conta de que essa não foi a realidade em que vivemos. A duras penas conseguimos parar, com muitos esforços, um foco de violência, de desentendimento, de conflito numa esquina do mundo, quando nasce outro fogo na outra esquina. Entre as nações, os povos, as famílias, há sempre conflitos, lutas, rancores, invejas, vinganças... Temos demasiadas mortes gratuitas. Tudo isso parece pesar mais que os momentos, às vezes escassos, de equilíbrio, de harmonia e de paz. Na realidade os momentos de paz que conseguimos, costumam ser instáveis e temporárias.

Aqui é onde temos que nos agarrar forte ao espírito do Advento. A Palavra, como nos diz Paulo na carta aos romanos, segunda leitura, nos diz que “mantenhamos a esperança”. Nada é impossível para Deus. Só os que acham que um mundo novo de justiça e paz é possível, comprometer-se-ão para valer para fazê-lo real no aqui e agora de nossas vidas.

Viver em esperança

Devemos mudar de vida, devemos nos converter. Como nos pede o grito claro de João Batista. Temos de deixar para trás os cansaços e desenganos de todo o ano passado. Para começar com renovada ilusão o novo ano. Para levantar os olhos ao horizonte e crer com absoluta segurança que Deus, nosso Deus, o Deus da Vida, o Deus da Justiça e a Paz, virá, vem já.

Devemos sair à rua nesta segunda-feira e todos os dias desta semana com vontade renovada de construir a justiça e a paz, sendo portadores de vida e esperança para os que vivem conosco. De que outra maneira se pode dizer aos quatro ventos que cremos no Deus de Jesus?

Fernando Torres

http://www.ciudadredonda.org/subsecc_ma_d.php?sscd=157&scd=1&id=2893

Nenhum comentário:

Postar um comentário