BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de nov. de 2010

Jesus cura o paralítico - Sal

6 de Dezembro

Evangelho - Lc 5,17-26

Hoje vimos coisas maravilhosas!

Muitas pessoas quando ficam doentes, preocupam-se em primeiro lugar com a cura do corpo. Procuramos o médico, tomamos os medicamentos prescritos por ele, e a última coisa que pensamos é na cura da alma. Principalmente quando a doença é algo muito grave que possa representar perigo de morte. Morte em estado de pecado. Neste caso, o verdadeiro cristão deve procurar imediatamente fazer uma boa confissão por via das dúvidas, para o caso de um possível óbito, para morrer na amizade com Deus. Assim também, antes de uma viagem, o cristão deve cuidar para que esteja em estado de graça, pois a viagem é uma aventura passível de possíveis acidentes fatais.

No Evangelho de hoje aparece essa realidade da natureza humana. Jesus respeitando a cultura daquele povo que acreditava que qualquer doença era causada pelos pecados cometidos pela pessoa, perdoa os pecados do paralítico. Mas, na verdade, Jesus prioriza ou valoriza em primeiro lugar a cura da alma. “Homem, teus pecados estão perdoados.”

Um terceiro motivo pelo qual Jesus perdoa os pecados daquele homem antes de qualquer coisa, foi porque Ele sabia o que os seus oponentes iriam pensar, e pretendia ou esperava com isso, gerar uma polêmica, pois além de não ter medo dos líderes judaicos, Jesus forjava sempre uma oportunidade para facilitar a explicação da BOA NOVA.

Notamos que na cura do paralítico, a importância maior é dada para a cura do corpo, ao invés da cura ou purificação da alma. Isso, de certa forma, é uma inversão da verdadeira hierarquia de valores, na qual colocamos nos valores perenes e temporais mais importância do que nos valores espirituais e celestes.

Prezados irmãos. Precisamos valorizar em primeiro lugar, a saúde da nossa alma, da nossa cosciência, da nossa espiritualidade, e depois a saúde do nosso corpo. Mesmo porque, o nosso corpo, por mais cuidado que tenhamos, vai a cada dia se degenerando. E a nossa alma precisa estar pura na hora de nos apresentar a Jesus. Isso não quer dizer que vamos desleixar, que não vamos cuidar do nosso corpo, pois afinal, é ele que carrega a nossa alma para anunciar Cristo ao nosso irmão. Concluindo, devemos cuidar dos dois, só que a alma em primeiríssimo lugar.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário