BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de nov. de 2010

Jesus cura muitos e multiplica os pães. - Missionários Claretianos


Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1ª Semana do Advento

Santos do Dia: Agerico de Verdun (bispo), Ananias de Arbela (mártir), Ansano, o Batizador (mártir), Candres de Maestricht (bispo), Castriciano de Milão (bispo), Constanciano de Javron (abade), Edmundo Campion, Alexandre Briant, Rafael Sherwin (presbíteros) e Companheiros (mártires da Inglaterra e Gales), Elói de Noyon (bispo), Evásio de Asti (bispo, mártir), Leôncio de Fréjus (bispo), Naum (profeta bíblico do Antigo Testamento), Natália de Nicomédia (viúva), Olimpíades de Roma (mártir), Próculo de Narni (bispo, mártir), Saturnino de Pamplona (bispo), Ursicino de Brescia (bispo).

Primeira leitura: Isaías 25, 6-10a
O Senhor convida para o seu banquete e enxugará as lágrimas de todas as faces.
Salmo responsorial: Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R/. 5a)
Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
Evangelho: Mateus 15, 29-37
Jesus cura muitos e multiplica os pães.

Jesus apresenta dois sinais do seu projeto libertador: o primeiro é a cura dos enfermos. Os excluídos da sociedade recebem a graça da libertação; sua vida é restabelecida, bem como sua dignidade, antes negadas. O segundo é a multiplicação dos pães para satisfazer as necessidades mais urgentes de quem o segue.

O milagre ocorre a partir da partilha solidária entre as pessoas. O sentimento que envolve essa situação é o da responsabilidade. O desafio é aprender a romper com o egoísmo e dar o que se tem em prol da construção de uma comunidade mais Justa, com dignidade e pão para todos.

Este evangelho nos convida a tomarmos consciência e de que somos responsáveis por manifestar os sinais da presença do reino: devolver a dignidade aos excluídos de nossa atual sociedade; procurar a construção de um mundo mais solidário, mesmo em meio a tantas pessoas que passam situações de marginalização, causada por uma sociedade que exclui o ser humano.

A propósito, o que faço para restabelecer essas condições de vida e dignidade no ambiente onde me encontro? Quais são minhas atitudes para compartilhar solidariamente ao meu redor?

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário