BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de nov. de 2010

A ira de Jesus ao expulsar os vendedores do Templo - Vera Lúcia

SEXTA-FEIRA 19/11/2010

Lc 19,45-48

Em outro trecho do Evangelho, citando o Antigo Testamento, Jesus disse: “O zelo de tua casa me devora”. A ira que Jesus demonstrou ao expulsar os vendedores do Templo, tinha como razão de ser o seu zelo pelas coisas do seu Pai do Céu. Quem tem zelo santo, zela pelas coisas de Deus.

Quando nós assistimos a uma missa, ou mesmo quando entramos numa igreja e vemos tudo arrumadinho, tudo no lugar certo, com flores ainda frescas sobre os altares, com as toalhas brancas e engomadas, com os castiçais limpos e sem as lágrimas das velas, com os lustres brilhando e sem teias de aranhas, com os alto-falantes e ventiladores funcionando sem ruídos, e com a postura correta de celebrantes, ministros e coroinhas, então nos sentimos bem e temos gosto de louvar a Deus.

Mesmo que a igreja seja muito pobre e destituída de ornamentos, se está bem conservada e limpa, nós nos sentimos em casa. Mas se entramos numa igreja e encontramos tudo fora do lugar, tudo exposto com mau gosto e desleixo, se os cantos são mais ruídos que música, e a atitude dos que participam da liturgia não condizem com o momento sagrado, nós nos sentimos mal e sem gosto de rezar. A ordem faz parte do zelo. O bom gosto demonstra zelo.

O respeito pelo sagrado é zelo. O capricho nos detalhes é fruto do zelo. Um ambiente confortável e tranqüilo vem do zelo e leva ao divino. O trato respeitoso e zeloso com as coisas santas aumenta a piedade e o gosto pelas coisas de Deus. O entusiasmo dos padres e ministros do altar desperta bons sentimentos e provoca o zelo dos fiéis. Até mesmo a pontualidade em se iniciarem e concluírem as ações litúrgicas mostra zelo e leva a uma melhor participação. “Que o zelo de tua casa me devore, Senhor”.

ORAÇÃO

Deus, meu Pai, imagino o desgosto de Jesus ao entrar no templo construído em vossa honra, e vê-lo profanado por toda aquela gente gananciosa de lucro. Seu zelo chegou a tanto que, pela primeira vez em sua vida, demonstrou violência, como se, para defender o seu Deus, valesse tudo. O povo, porém, percebeu claramente a intenção dele. Tanto é verdade que não o deixava em paz, absorvido pelas palavras que saiam de sua boca. Dai-me, Senhor, o mesmo zelo de Jesus. Dai-me o zelo pelas coisas e pessoas santas; por aquelas já santas por natureza e por aquelas que se santificaram seguindo o exemplo de Jesus. “Que o zelo de vossa casa também me devore”. Amém.

Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário