BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de nov. de 2010

Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte-Missionários Claretianos



Quinta-feira, 4 de novembro de 2010

31ª Semana do Tempo Comum

São Carlos Borromeu, Bispo (Memória)

Outros Santos do Dia: Brentano de Winchester (monge, bispo), Claro de Rouen (monge, mártir), Emerico (príncipe, filho de Santo Estêvão, rei da Hungria), Félix de Valois (presbítero), Filólogo e Patrobo (personagens do Novo Testamento), Geraldo de Bazonches (monge), Gregório de Burtscheid (abade), Joanício de Monte Olimpo (eremita), João Zedazneli (abade) e Companheiros (mártires), Modesta de Oehren (abadessa), Nicandro e Hermas (mártires de Mira), Piério de Alexandria (catequista), Porfírio de Éfeso (mártir), Próculo de Autun (bispo, mártir), Vital e Agrícola (mártires de Bolonha).

Primeira leitura: Filipenses 3, 3-8.
Essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.
Salmo responsorial: 104, 2-7.
Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
Evangelho: Lucas 15, 1-10 .
Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.

Jesus se encontra no meio de coletores de impostos e pecadores. Cena desagradável para o grupo de fariseus e doutores que escutam as palavras do Mestre, pois essas pessoas eram tidas como irreligiosas, imorais e afastadas de Deus, motivos pelos quais os judeus não deveriam se juntar a elas em nenhum momento. As parábolas da ovelha e da moeda perdida são utilizadas por Jesus para explicar o porquê dessa sua atitude.

O pastor e a mulher representam a atitude misericordiosa de Deus que busca com afã um bem precioso que se perdeu e que deve ser buscado e que ao encontrá-lo produzirá grande alegria. O evangelho nos assinala a dinâmica em que o reino de Deus se desenvolve, são os últimos, os pecadores, “os que não contam”, esses compõem o grande tesouro de Deus.

É a eles que Jesus se dirige e anuncia a Boa Nova do Reino, mesmo que às custas de escandaliza as autoridades religiosas mas enchendo de esperança os que sofrem qualquer tipo de exclusão. Como igreja que crê em Jesus, somos chamados a servir com misericórdia, dirigindo-nos primeiramente aos prediletos do Pai: os excluídos.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário