BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de nov. de 2010

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões – Padre Queiroz.



Sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro, ame como se você nunca tivesse se machucado e dance como você dançaria se ninguém estivesse olhando"

Lc 19,45-48

Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores. Ele lhes disse:

- Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será uma 'Casa de oração'." Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões.

Jesus ensinava no pátio do Templo todos os dias. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes do povo queriam matá-lo. Mas não achavam jeito de fazer isso, pois todos o escutavam com muita atenção.

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.

Este Evangelho narra Jesus expulsando os vendedores do Templo. E cita o Antigo Testamento: “Está escrito: A minha casa é casa de oração (Is 56,7); mas vós fizestes dela um antro de ladrões” (Jr 7,11). O episódio é fruto do grande zelo que Jesus tem pela casa de Deus. “O zelo por tua casa me há de devorar” (Jo 2,17).

Essa expulsão dos vendedores do Templo é um sinal profético de Jesus que, por um lado, denuncia a corrupção do culto realizado no Templo, por outro anuncia o fim da religião da antiga aliança. Isso desagradou os chefes do povo, que tentaram eliminar Jesus. Esse fim da religião praticada no Templo foi bem simbolizado na cena acontecida na hora da morte de Jesus: “O véu do templo rasgou-se de alto a baixo no momento em que Jesus morre na Gólgota” (Mt 27,51). O próprio Jesus será o novo templo da nova religião que brotará da nova aliança no seu sangue.

Os nossos templos, altares, ritos e oferendas têm valor cultual, mas não se bastam a si sós. Para que o culto seja vivo, precisa ser autêntico, correspondendo à vida da Assembléia celebrante. A vida e o culto devem ser ligados, senão ele se torna uma provocação a Deus.

“Assim fala o Senhor: Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca” (Ap 3,15-16).

Por outro lado, a vivência da fé, sem deixar de ser pessoal, tem de ser comunitária e celebrativa. A dinâmica da vida cristã é circular: ver > julgar > agir > celebrar > rever > ver...

Vamos zelar pelo bom ambiente da nossa igreja ou capela, tornando-a realmente uma casa de oração, de respeito a Deus e de fraternidade.

Assim, com certeza, ela será um manancial da Água Viva da graça de Deus, onde todos os que entram encontram a paz, o caminho, a verdade e a vida.

Mesmo que venha perseguição sobre nós, como aconteceu com Jesus, compensa fazer isso, porque “a minha casa será chamada casa de oração”.

Havia, certa vez, uma aldeia de plantas no fundo de um rio. A correnteza era forte e as plantas se agarravam às pedras com todas as raízes, para não serem despedaçadas. Era sempre igual a vida das plantas daquela aldeia: segurar-se nas pedras do fundo do rio, com medo de serem arrastadas pela correnteza. Todo dia era sempre igual: a luta pela sobrevivência, sem nunca verem a luz do sol.

Um dia, uma das plantas disse: “Eu não agüento mais! Não tem sentido viver desse jeito. Eu vou soltar as raízes das pedras, quero ver a superfície da água.

As outras plantas riram dela. “Você é louca! Se você soltar as raízes, a correnteza vai despedaçar você contra as pedra das margens. Não invente. Não queira ser diferente. Sempre vivemos assim, por que mudar?”

A planta respondeu: “Não importa. Prefiro morrer despedaçada contra as pedras a morrer aqui de tédio aqui, sempre presa a essas pedras”. E, respirando fundo, soltou as raízes.

Logo a correnteza tomou-a, jogou-a contra as pedras das margens, precipitou-a nas cachoeiras, machucou-a. Mas a planta resistiu e, bebeu a luz do sol. Com o tempo, o rio chegou a lugares tranqüilos e ela conseguiu parar numa margem. Acostumou-se logo a viver bem mais livre, na superfície. Enquanto isso, as outras plantas continuavam presas às pedra do fundo rio, na mesma luta e monotonia de sempre.

Jesus veio propor uma mudança, um novo tipo de templo. Mas o povo do seu país preferiu ficar agarrado às estruturas arcaicas, sem soltar as raízes. E o pior: Mataram aquela Planta que quis modificar e que Deus mandou à terra para isso. É sempre assim: quem não quer caminhar procura impedir que os outros caminhem.

Maria Santíssima é chamada Templo de Deus, porque nela Deus Filho morou durante nove meses. Peçamos a ela que nos ajude a obedecer ao seu Filho, respeitando a casa de Deus.

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário