BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de nov. de 2010

Estou respeitando a casa do Pai? - Maria Elian

09 de novembro de 2010. Terça-feira.

Evangelho (João, 2, 13-22)

Jesus, a morada de Deus em nosso meio.

Hoje, no dia em que celebramos a festa da Dedicação da Basílica de São João do Latrão, a Igreja-mãe de todas as Igrejas do mundo, o evangelho nos convida a meditar sobre como está o nosso zelo pela casa de Deus, pelas coisas de Deus. Jesus vai a Jerusalém, por ocasião da Páscoa, e vê o Templo transformado em um local de comércio, de cambio, não era mais o local aonde se ia busca a Deus. O Templo era naquele momento um local de exploração, de poder religioso e político para oprimir os humildes, os pobres. E Jesus com um chicote expulsa a todos do templo, dizendo: “Não façais da casa de meu Pai uma cada de comércio!”

Podemos também nos perguntar: “Estou respeitando a casa do Pai? Como me comporto quando estou na Igreja? Será que não transformei a Igreja somente em local de encontro, esquecendo que fui a Igreja em busca de Deus? A casa de Deus, a nossa casa, não deve perder a sua verdadeira essência de união entre as comunidades, que se reúnem para prestar suas homenagens ao Deus da vida, celebrar a Palavra, a Eucaristia. Ao entrarmos em nossa Igreja, a Casa de Deus, deveríamos entrar sempre pela porta de frente, lembrando que estamos indo ao encontro do Pai, e depois de alimentados pela Palavra e pelo Corpo de Cristo, sair também pela porta da frente, transformados pelo Espírito Santo para cumprirmos nossa missão de discípulos missionários de Cristo. Ao entrarmos na Igreja, não esqueçamos que estamos pisando em solo sagrado, e façamos isso com todo respeito, pois estamos em uma local de oração, redenção, reconciliação e paz. E como Jesus devemos zelar e proteger a Casa do Pai, o símbolo da morada de Deus no nosso meio, de todos aqueles que a desrespeitam.

O evangelho nos mostra também a reação dos judeus que perguntam a Jesus: “Que sinal nos mostra para agir assim?” e Jesus responde: “Destrui este templo, e em três dias o levantarei.” (V. 18-19). Jesus fala de si mesmo, de sua morte e ressurreição. Agora Ele é templo, a morada Deus, Jesus é o Deus presente no nosso meio.

Um abraço, paz e bem para todos.

Elian

Oração
Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que tiveste, sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário