BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de nov. de 2010

A correção fraterna –Missionários Claretianos



Segunda-feira, 8 de novembro de 2010

32ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Adeodato I (papa), Claro de Marmoûtier (eremita), Cybi de Cenarvon (abade, bispo), Godofredo de Amiens (monge, bispo), Gregório de Einsiedeln (abade), Mauro de Verdun (bispo), Moroc da Escócia (bispo), Tisílio de Wales (abade), Veomado de Trèves (monge, bispo), Viliado de Bremen (bispo).

Primeira leitura: Tito 1, 1-9.
Para constituíres presbíteros conforme o que te ordenei.
Salmo responsorial: 23, 1-6.
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Evangelho: Lucas 17, 1-6 .
Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo.

Jesus ensina seus discípulos o elemento fundamental para permanecerem unidos como comunidade e para serem sinais verdadeiros da misericórdia de Deus: esse elemento fundamental é a correção fraterna. Unicamente quem tem o dom da fé é capaz de perdoar ilimitadamente seu irmão, pois não leva em conta a falta, o erro, mas tem como prioridade a pessoa e seu processo de vida; quem age dessa maneira é porque olha para seu irmão e sua comunidade com os olhos de Deus e reflete profundamente seu querer: uma comunidade fraterna e solidaria.

O evangelho nos ensina que o perdão é um processo de conversão pessoal e comunitário movido unicamente pela fé, pela ação misericordiosa de Deus com o fim de conduzir a comunidade à santidade, quer dizer, a uma vida regida pelo amor e pelo serviço mutuo.

O perdão entre os irmãos, assim como o arrependimento e a correção fraterna, são necessários para toda comunidade de crentes, porque é a melhor forma de expressar que cremos na misericórdia de Deus e em uma forma distinta de relacionamento, que não condena nem julga, mas que busca a conversão e o perdão.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário