BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de nov. de 2010

A coragem de João Batista - Sal

9 de Dezembro

Evangelho - Mt 11,11-15

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência,
e são os violentos que o conquistam.”

Até parece que Jesus está nos incitando à violência, ou mesmo incentivando-a. O que Ele está nos dizendo hoje?
A palavra “violentos” empregada aqui por Jesus, tem o significado de “corajosos.” João Batista foi corajoso o suficiente para denunciar o duplo pecado de Herodes. O pecado por libertinagem ou iniquidade, e o pecado pela injustiça de tomar a
mulher do seu irmão. Herodes além de ter poder político, tinha poder econômico. Era o homem mais rico daquela região. João Batista não tem medo de enfrentar o poderoso, e isso lhe custou a cabeça.

Foi pela sua coragem que Jesus disse que “não surgiu nenhum maior do que João Batista.” “ e de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista.”

E nós? Como anda a nossa coragem? Coragem para levar Cristo ao irmão pela palavra e pelo exemplo, coragem para denunciar os abusos e injustiças dos nossos irmãos, coragem para rezar e cantar em voz alta durante a missa, coragem para se calar diante de uma piada picante na roda dos amigos, coragem para fazer o sinal da cruz ao passar em frente da igreja, enfim, a coragem de se apresentar como católico por onde andamos?

A coragem de João Batista lhe custou a vida. Nós também podemos ser odiados pelos próprios parentes, por colocar limites no comportamento dos próprios filhos, por dizer a verdade quando precisa, por gritar e reclamar do barulho do nosso vizinho que nos incomoda, enfim por denunciar todo tipo de injustiça.

Quem tem ouvidos, ouça.” Ou seja, quem tem fé preste atenção às minhas palavras que nos conduzem à vida eterna.Reflexão - Mt 11, 11-15

Um dos personagens mais importantes para a nossa reflexão durante este tempo do Advento é João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher. João é o último profeta do Antigo Testamento, o mensageiro que é enviado por Deus para ser o precursor do Messias, aquele que tem como missão preparar os seus caminhos. Mas quem é do Reino dos céus é maior do que ele, todos aqueles que vivem segundo a nova aliança é maior que João, porque a nova aliança é a aliança perfeita, enquanto a antiga aliança é imperfeita.

João Batista é a figura mais importante do tempo do advento. Ele, além de sua coragem veio prefarar o cenário para a atuação do Filho de Deus.Como sabemos, João é o último profeta do Antigo Testamento, aquele que veio para prepar os homens e as mulheres para a vinda do Messias. É por isso que se diz que João foi aquele que preparou os caminhos do Senhor.

Caro leitor. Você já está se preparando para a vida do Senhor neste Natal? Ou está se preparando para as compras, para a comilança e a bebedeira à mesa, comprando as bebidas, ou se preparando para a viagem?

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário