BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de nov. de 2010

Alegria do Pai pelo retorno do filho perdido - Maria Elian

Dia 04 de novembro de 2010.

Evangelho ( Lucas 15, 1-10)

Não só os que necessitavam de curar suas doenças, procuravam Jesus. No evangelho de hoje, pudemos observar que os publicanos, que eram o cobradores de impostos e os pecadores, também buscavam ouvir a Jesus. Os ensinamentos, as palavras de Jesus atraíam a todos, inclusive aos que planejavam sua morte, pois estavam sempre preparando ciladas para Jesus. E o fato de Jesus acolher e fazer refeições com os pecadores, despertava a ira dos fariseus, e dos mestres da lei, que não perdiam a chance de criticá-lo, na tentativa de condená-lo. Em resposta as críticas maldosas, Jesus conta a parábola da ovelha perdida, e da moeda perdida. Elas a mesma mensagem em comum. A alegria de encontrar o que estava perdido. A alegrai pela conversão de um pecador é muito maior do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

Enquanto os fariseus e mestres da lei excluíam os pecadores, Jesus os acolhia. Com as suas palavras, Jesus resgatava a vida, a dignidade de quem já havia perdido as esperanças. Jesus os devolvia ao convívio social, e não os condenava. Como está no livro do profeta Isaias: “Eu te gravei na palma da minha mão!” (Is 49,16). “Tu és precioso aos meus olhos, eu te amo!” (Is 43,4). Por tudo isso, pelo amor misericordioso que o Pai e o Filho sentem por nós, o amor que não condena, mas que salva e quer ver todos com vida digna, é que ele nos convida: “Alegrem-se comigo porque encontrei o que estava perdido.”

E hoje, é também nossa missão ir em busca do próximo, daquela ovelha perdida. Você conhece alguém precisa ser resgatado? No evangelho de hoje com quem você mais se identificou? Com o justo que não necessitam de misericórdia, de perdão, pois é uma pessoa boa e que por isso precisa ficar longe do pecador, para não ser contaminado? Ou com o pecador, com ovelha perdida, que necessita ser resgatado, que precisa de ajuda, de perdão, de conversão, de aceitação para voltar? E quem somos nós para condenar, ou achar que somos melhor que alguém? Santo Agostinho disse que Jesus Cristo, Deus Homem, nos deu exemplo de humildade para curar-nos do tumor da soberba, ‘já que grande miséria é o homem soberbo, mas maior é a misericórdia de Deus humilde’. Deus se fez homem para libertar a todos da opressão, e morreu para remissão de nossos pecados. Hoje somos convocados a buscar, perdoar aquele que está perdido. Deus não ama o pecado, mas ele ama e fica feliz com retorno de um pecador. E que a nossa Igreja esteja sempre de portas abertas para acolher a todos os filhos de Deus sem distinção.

Paz e bem para todos.

Elian

Oração
Senhor, quero ser contagiado por teu amor desconcertante que vai em busca do pecador e se alegra ao vê-lo voltar à comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário