BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de out. de 2010

Senhor, ensina-nos a rezar- Missionários Claretianos

Senhor, ensina-nos a rezar- Missionários Claretianos

Quarta-feira, 6 de outubro de 2010

27ª Semana do Tempo Comum

São Bruno, Presbítero (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Alberta de Agen (mártir), Barto de Vaison (bispo), Marcelo, Casto, Emílio e Saturnino (mártires de Cápua), Maria Francisca das Cinco Chagas (virgem, terciária franciscana), Romano de Auxerre (bispo), Nicetas de Paflagônia (monge).

Primeira leitura: Gálatas 2,1-2.7,14
Reconheceram a graça que me foi dada.
Salmo responsorial: 116, 1-2
Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho.
Evangelho: Lucas 11,1-4
Senhor, ensina-nos a rezar

O Pai Nosso é a síntese de toda a vida cristã. É a síntese de todo o programa da vida e obra de Jesus. Toda a práxis da vida de Jesus teve como referentes fundamentais o seguinte: fazer a vontade do Pai, que consiste em construir seu reino no meio da humanidade injustiçada e aflita, para que desta maneira seja santificado por todos o nome de Deus e todas as pessoas que fazem parte desta humanidade possam gozar de uma vida digna e em abundancia, onde lutemos com paixão pelo que necessitamos para viver e transcender (o alimento), onde possamos criar princípios fundamentais de convivência humana verdadeiramente solidária e não violenta (reconciliação) e onde superemos todas as pretensões totalitárias, ideologias e egoísmos (tentações históricas), para que tenhamos condições de nos libertar de tudo aquilo que nos faz menos seres humanos (a violência pessoas, institucional e de Estado).

Esta oração pessoal e personalizante, comunitária e criadora de comunidade é uma oração que hoje exige, ao ser recitada e praticada na vida, atitudes de confiança filial ao projeto do Pai, seu reino e reinado; e de aposta pela causa humana, a humanização e a vida em dignidade de todos os filhos de Deus.


São Bruno
, fundador e patrono da Cartuxa, nos serve como exemplo de um tipo de santidade que encontra Deus em oposição ao mundo: melhor retirar-se do mundo, melhor reduzir ao máximo nosso compromisso com ele para poder atender ao máximo “os bens de cima”, como diziam com linguagem dualista as cartas de são Paulo.

Ainda que reconheçamos que também hoje há vocações para tudo, de todos os tipos, a espiritualidade majoritária dos fiéis mudou o paradigma em relação ao modelo dualizante da antiguidade e do medievo, que opunha céu e terra, vida no mundo e vida espiritual, matéria e espírito.

A partir do novo paradigma, nós não vemos Deus “ali em cima”, nem “ali fora”, nem “mais além do mundo”, mas aqui, dentro, no nosso mundo. O que são Bruno perseguiu ao fundar a Cantuxa pode ser obtido no mundo moderno. É possível ser cartuxo na agitada a atual vida moderna. Basta educar os olhos e o coração.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário