BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de out. de 2010

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado -Missionários Claretianos



Sábado, 30 de outubro de 2010

30ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Afonso Rodríguez (presbítero), Arilda de Gloucestershire (virgem, mártir), Artemas de Listra (bispo), Astério de Amasea (bispo), Cláudio, Lupércio e Vitório (mártires), Dorotéia de Montau (viúva), Eutrópia da África (mártir), Geraldo de Potenza (bispo), Germano de Cápua (bispo), Herbert de Tours (monge, bispo), Juliano, Euno, Macário e Companheiros (mártires), Lucano de Lagny (mártir), Marcelo de Tangier (soldado romano, mártir), Máximo de Cumae (mártir), Saturnino de Cagliari (mártir), Serapião de Antioquia (bispo), Talaricano da Escócia (bispo), Teonesto de Altino (bispo, mártir), Zenóbio e Zenóbia (mártires).

Primeira leitura: Filipenses 1, 18b-26.
Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Salmo responsorial: 41, 2-3.5.
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
Evangelho: Lucas 14, 1. 7-11 .
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.

Nesta narração, Lucas coloca a tônica em um dos temas vitais da comunidade de seu tempo: o prestigio e a honra de ocupar os primeiros postos. Com freqüência, na mesa dos fariseus há disputas pelos primeiros postos. Todos os convidados desejam chegar lá. Os primeiros em ocupá-los são pessoas de distinção, os supostos eleitos.

Ocupar os últimos postos seria uma vergonha. Mostra-se, neste cenário, o contexto da mesa e da comida: o reflexo da estratificação e exclusão social daquele tempo. Entretanto, na mesa do reino de Deus os convidados buscam o ultimo posto.

Na mesa de Jesus, os últimos sobem e os primeiros devem estar dispostos a descer, de tal modo que se chegue a formar uma mesa na equidade, onde não haja hierarquias opressoras e delimitadores da dignidade humana.

Os convidados à mesa do reino, ao banquete aberto a todos, são, em especial os mais pobres, os necessitados, os marginalizados e os considerados “últimos”. A verdadeira honra e prestigio evangélicos do discípulo de Jesus tem que passar pelo permanente serviço desinteressado aos demais. Estes são os rostos e as coordenadas do reino.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário