BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de out. de 2010

Quem crê no Filho terá a vida eterna -Missionários Claretianos


Terça-feira, 2 de novembro de 2010

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

Santos do Dia: Acindino, Elpifédoro, Pegásio e Companheiros (mártires da Pérsia), Ambrósio de Agaune (abade), Amigo de Rambara (monge), Eustóquia de Tarso (virgem, mártir), Jorando de Kergrist (eremita), Jorge de Viena (bispo), Justo de Trieste (mártir), Marciano de Chalcis (eremita), Teódoto de Laodicéia (bispo), Vitorino de Pettau (bispo, mártir), Vulgânio de Lens (eremita).

Primeira leitura: Jó 19, 1.23-27.
Eu sei que o meu Redentor está vivo.
Salmo responsorial: 26, 1.4.7-9.13-14.
O Senhor é minha luz e salvação.
Segunda leitura: Romanos 5, 5-11.
Justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele.
Evangelho: Jo 6, 37-40.
Quem crê no Filho terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Hoje fazemos memória dos fiéis defuntos, daqueles que estão participando da presença plena do Pai. Não estamos festejando o domínio da morte em nossas vidas, como se ela fosse o destino último da humanidade e tivesse a última palavra; o evangelho deste dia nos confirma, através da ressurreição de Jesus, que a vida está acima da morte.

A vida é o destino da humanidade, pois é o querer de Deus, é o seu projeto; e é este projeto que Jesus viveu e proclamou: que todos tenham vida abundante e digna. Os que presenciavam a agonia de Jesus na cruz acreditavam que era a derrota de um homem e de um projeto, não a doação de uma vida a favor da humanidade; o único que confessa a ação salvifica de Deus efetuada em Jesus é o centurião romano: “Realmente este homem era o Filho de Deus”.

Essa confissão nos leva a afirmar que a morte, e com ela todos os sistemas que cegam a vida, é derrotada. Portanto, a fé que confessamos deve estar apoiada por verdadeiras ações que defenda a vida, tal como o fez Jesus de Nazaré.

Por outro lado, é bom enfrentar diretamente, “agarrando o touro pelos chifres”, o tema da vida além da morte. Vivemos num tempo em que o catecismo e a piedade popular parecem saber tudo sobre o céu, o inferno, o purgatório e até o limbo.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário