BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de out. de 2010

A parábola dos talentos. - Pe. José Cristo Rey

17 de Novembro

Evangelho - Lc 19,11-28

Porque tu não depositaste meu dinheiro no banco?

Talentos e Sementes

A preguiça não consiste em não fazer nada, mas em fazer muito de forma que nada mude.

Deus nos semeia. O Criador espalha sementes e espera que elas cresçam, desdobrem seu poder, surpreendam por tudo aquilo que trazem consigo.

Sim, estamos semeados e apenas nos conhecemos. Somos o que seremos, ou melhor o que nós podemos ser. Se em cada semente de árvore está escondido o que depois será, que não estará em cada semente de ser humano?

As sementes que estão em nós vão germinar em equilibrada desarmonia. Cada um segue seu ritmo. Uma pessoa avança embora o outro se detenha, um luta enquanto o outro se deixa vencer. Crescemos ao par de que as sementes que nos habitam e nos dilatam.

Se somos bons cultivadores, irá aparecendo lentamente nosso verdadeiro rosto, irá se escrevendo o nosso nome secreto que Deus nos deu... como quando aparece a imagem no espelho que se desempenha.

Algo sempre ameaça as sementes. Há abortos ou abortivos que ameaçam como inimigos ocultos em qualquer encruzilhada. Há gases paralizantes dispostos a impedir o crescimento interior. Alguém pôs em nós as mas sementes, que agem como vírus maléfico.

Que luta tão inquietante em nossa mesma casa!

Há pessoas que querem crescer, desenvolver suas sementes, mas não podem. As circunstâncias vitais as impedem. Estão dispostos a deixar seu país para sobreviver, para fazer-se ouvir nas sociedades mais acomodadas. Tenho pensado muito nestes dias ao contemplar tantos irmãos africanos sem apoio, sem poder dar um passo, as barreiras que indicam onde há possibilidades de fazer crescer suas sementes. Tenho pensado em descobrir o fogo, as barricadas, os destroços nas cidades francesas, como protesto e explosão de situações que até agora não temos solução.

Há muitas e demasiadas ameaças para o crescimento das sementes. Não as deixamos em liberdade de crescimento. Queremos lhes impor os nossos esquemas preconcebidos. Daí e que nos preocupa tanto os sistemas educacionais, o crescimento da humanidade, o desdobramento de tantas boas sementes semeadas pelo Criador.

A parábola dos talentos pode ser contemplada como a parábola das boas sementes. Trabalhar as sementes, faze-las viáveis, cultiva-las para que cheguem a seu desenvolvimento, para poderem oferecer os frutos, é o sonho do Criador. Não nos quer raquíticos, seres incompletos ou pela metade. O Criador não quer uma humanidade incapaz de amadurecer, de ser o que ela pode ser.

Por isso, a afirmação da Graça das sementes nos leva ao compromisso de cuidar das sementes para que produzam frutos abundantes. Temos de cuidar do equilíbrio ecológico de nossa sociedade de forma que todos tenham oportunidade para serem eles mesmos. Chega de só pensar em meu projeto de desenvolvimento deixando de lado o outro! Chega de egoísmo, de tanta preocupação somente com o meu “eu”, esquecendo de colaborar no grande equilíbrio de todos!

Boas são as advertências que o misterioso processo humano, de vez em quando nos dá. São advertências do Espírito que nos pede exame de consciência. "Cria corvos que te sangram os olhos."

A fidelidade no pouco que hoje o Senhor nos pede, tem que ver com o trabalho serio para tirar de nos mesmos e dos demais o melhor, com a ilusão de crescer todos juntos. Há muita beleza escondida... mas quanta guerra! Há muitas possibilidades... mas quanta cegueira! Há muito futuro... mas muito desespero!

Nos deixastes semeadores, Abbá. A cada um de acordo com seu querer misterioso e criativo. Chegam em nos mensagens inéditas, possibilidades insuspeitas. Mas também a ameaça de que essa riqueza é retida, seqüestrada, abortada. Envia-nos teu Espírito libertador, que nos seja permitido vencer as forças que nos paralisam e deixe em liberdade... Que venham tempo novos para esta humanidade, que tem o direito de sonhar e desfrutar dos dons coletivos recebidos. Danos voz para gritar por liberdade, danos energia para criar espaços de crescimento, danos generosidade para crescer nunca sós.

José Cristo Rey Garcia Paredes

Nenhum comentário:

Postar um comentário