BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de out. de 2010

Os doze escolhidos - Maria Elian


28de outubro de 2010 - terça feira

Evangelho (Lucas 6, 12-19)


No evangelho de hoje Jesus escolhe 12 apóstolos entre seus discípulos. A escolha feita após uma noite de oração. Jesus se afasta, vai a montanha, e só, longe das multidões, em oração Jesus se encontra com o Pai. Jesus tinha muitos seguidores, eram seus os discípulos e que seguiam seus ensinamentos. Agora ele precisa escolher aqueles que dariam continuidade a seu ministério, aqueles que seriam enviados para anunciar o Reino de Deus, os seus apóstolos. Jesus não escolheu aqueles que estavam preparados, mas aqueles que estavam dispostos a segui-lo e a fazer a vontade do Pai.

E Jesus chama: “Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu; André, Filipe, Bartoloneu, Mateus, o cobrador de impostos, Tomé, Tiago, Tadeu, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariots, que depois o traiu. Eles foram escolhidos não para cumprir a Lei do Templo de Jerusalém, que oprimia, alienava e aprisionava, “mas para anunciar a Boa-Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e, aos cegos a recupração da vista, e libertar os oprimidos...” (Lucas, 4,14-21). E Jesus partilha com eles a missão que Ele havia recebido do Pai. E deles Jesus espera a fidelidade, uma adesão pessoal mais completa, deveriam estar dispostos a abandonar pai, mãe, filho e filha, a tomar a sua cruz e dar a vida no seguimento e no testemunho de Jesus.

E nós, será que nós temos atitudes de verdadeiros discípulos, apóstolos de Jesus? Será que como Jesus, estamos indo ao encontro dos pobres, dos injustiçados, defendendo sua dignidade e seus direitos? Jesus nos chama para estarmos a serviço do Pai, a serviço de seu Reino de amor e paz, dando continuidade ao que Ele iniciou, e espera também a nossa fidelidade e adesão total. Neste mês missionário, o chamado a ser discípulos missionários de Jesus e mais forte. Nos faz pensar se estamos colocando a disposição do próximo, da comunidade, os dons que recebemos do Espírito Santo. Existe espaço para todos na Igreja, muitos são os serviços, muitas pastorais que precisam de nossa ajuda. Em alguma delas você pode se identificar, é importante descobrir o qual é o meu verdadeiro dom, e usá-lo com amor, humildade a serviço do Reino. Somos todos chamados a viver esse amor, que liberta e transforma vidas que são sufocadas por todo tipo de exploração, injustiça. Se desejamos um mundo melhor, vida plena para todos, é preciso que lutemos por isso, como continuadores da missão de Jesus, tornando real entre nós o Reino do Pai.

Um abraço a todos.

Elian

Oração
Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu seja sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário