BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de out. de 2010

O reino de Deus gera vida – Maria Elian.

26 de outubro de 2010 – terça -feira

Evangelho – ( Lucas 13, 18-21)

O reino de Deus é assim, com toda sua humildade gera vida.

E Jesus continua ensinando a multidões através de parábolas, como vimos no evangelho de hoje, era uma maneira nova e que facilitava a compreensão de seus ensinamentos. Jesus só lhes falava por meio de parábolas. Parábolas que levava seus ouvintes a reflexão, para melhor entender a mensagem que nelas continha. Porém, para quem estava com o coração aberto para acolher a Palavra, estes com muita facilidade entendiam tudo. Muitas vezes os próprios discípulos não compreendiam o que Jesus queria dizer. Então, em particular Ele explicava, e os discípulos se esforçavam para entender a mensagem do Mestre. E através de duas parábolas, hoje, Jesus explica como o Reino de Deus acontece na nossa vida, na história humana.

E o Reino é mais uma vez comparado a uma semente, e Deus é aquele que espalha a semente, e a semente é a Palavra. Na primeira parábola, Jesus compara também o Reino a uma semente de mostarda, a menor das sementes, e cresce ficando maior que as hortaliças, com ramos grandes “que os pássaros se abrigam à sua sombra”. Assim é o Reino de Deus aparentemente, tão pequeno no inicio, mas com resultados impressionantes e fortes. Pronto para acolher a todos os povos. Jesus através de suas parábolas nos convida, e espera nossa resposta. Desejando nossa adesão ao Reino. Na segunda parábola o Reino é comparado ao fermento que misturado a farinha desparece, mais logo cresce, como nossas comunidades, que começam de forma humilde, aparentemente frágeis, porém resistentes e acolhendo a todos com amor, se fortalecem e crescem. Tudo acontece com a permissão de Deus, que nos conhece e que tudo vê. Jesus anunciava o Reino aos pequenos, aos pobres, aos excluídos, pessoas despreparadas. Assim, acontece em muitas de nossas comunidades, e pelas dificuldades que encontramos na caminhada, pensamos em desistir, deixamos o desanimo tomar de conta, às vezes até por achar que sabemos pouco. Mas devemos estar abertos ao que Cristo quer nos ensinar, para mudarmos de atitude. E aprendemos com Jesus hoje, a ter paciência, e esperança em nossa missão, em nossa caminhada. Trabalhando em comum união, os resultados demoram, mas a semente precisa crescer e dar seus frutos. Tenhamos fé na força de Deus.

O que estamos semeando? Que frutos poderemos colher? Se plantarmos o amor, com certeza vamos colher amor. Se plantarmos a discórdia, é a discórdia colheremos. Se plantarmos o bem, é o bem que frutificara. Jesus com as parábolas de hoje, quer que apesar da demora, tenhamos fé, confiança, ânimo, que sejamos perseverantes, e nos deixemos

Um abraço a todos.

Elian

Oração:
Espírito que me coloca em sintonia com Jesus, conduze-me à plena compreensão dos ensinamentos contidos nas parábolas evangélicas. Pai, dá-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário