BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de out. de 2010

O dia de sábado-Missionários Claretianos

Sexta-feira, 29 de outubro de 2010

30ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Abraão de Rostov (abade), Ana de Constantinopla (viúva, eremita), Baldo de Sens (eremita), Colmano de Kilmacduagh (bispo), Elfleda de Ramsey (abadessa), Ermelinda de Meldaert (virgem), Estêvão de Caiazzo (bispo), Eusébia de Bérgamo (virgem, mártir), Germano, Rufo, Ismio, Ismidon e Joire (monges de Talloires), Jacinto, Quinto, Feliciano e Lúcio (mártires), João de Autun (bispo), Kennera da Escócia (virgem, mártir), Maximiliano de Lorch (bispo, mártir), Narciso de Jerusalém (bispo), Sigolino de Stavelot (abade), Teodoro de Viena (abade), Terêncio de Metz (bispo), Zenóbio de Antioquia (mártir).

Primeira leitura: Filipenses 1, 1-11.
Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus.
Salmo responsorial: 110, 1-6.
Grandiosas são as obras do Senhor!
Evangelho: Lucas 14, 1-6 .
Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?

Este é um relato original do evangelho de Lucas. O anfitrião de Jesus é um dos chefes dos fariseus e diante deles há um hidrópico, um enfermo cujo corpo retém demasiado líquido com os conseqüentes problemas de inchaço e má circulação, causados por um alto consumo de sódio.

Pois bem, no contexto desta cura em dia de sábado se dá uma discussão entre Jesus e seus oponentes, que revela o sentido profundo do texto.

A pergunta de Jesus a respeito de curar ou não em sábado, e o questionamento feito aos fariseus de não agir com misericórdia, revelam que Jesus é “senhor do sábado” e que defende a realização das obras do reino em qualquer situação. Jesus se converte, mais uma vez, em modelo de como um cristão deve agir com liberdade e senso crítico no cumprimento da missão confiada por Deus.

Nós que somos seus discípulos, não podemos sucumbir ante as pressões da lei, esquecendo o realmente importante: a pessoa, sua dignidade e o projeto do Pai; seu reino no meio da humanidade aflita, a resistência pacífica e a esperança de salvação e libertação humana.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário