BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de out. de 2010

O bom samaritano - Newton

Quem é o nosso próximo?

Amar alguém que me é familiar, ou da mesma comunidade, pode ser fácil, mas amar alguém que não conhecemos ou não temos afinidade pode ser difícil, principalmente quando não entendemos a lógica do Reino de Deus, uma lógica oposta à lógica dos chamados intelectuais, daqueles que detêm o “poder do conhecimento”. È muito fácil amar um membro da minha família, ou de um amigo, mas, quando se trata de um inimigo a coisa muda.

Ao ser questionado pelo especialista em leis a respeito de como herdar o Reino dos Céus, Jesus prontamente responde: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente; e ao teu próximo como a ti mesmo», para nos mostrar que o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos é o fundamento do Reino. No sermão da montanha Jesus vem completar o sentido deste mandamento dizendo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? Mt 5,43-48.

Os samaritanos não eram considerados pelos judeus como herdeiros vida eterna, eram uns hereges, por isto, colocados à margem do Reino, portanto não era considerado um próximo. Jesus quer justamente mostrar que os samaritanos haviam assimilado melhor a palavra, colocando-a em prática, como nesta parábola, como em Lucas 17,11-19 na cura dos dez leprosos, apenas um (samaritano) voltou para render graças a Deus e era um samaritano, como a mulher samaritana que acolheu Jesus e a sua palavra e em seguida saiu a anunciar esta boa nova aos seus.

O especialista em leis pode ser comparado a nós mesmos, quando nos encontramos numa posição religiosa, e por nos acharmos conhecedores da verdade, corremos o risco de achar que somos tão perfeitos (santos) a ponte de querer julgar as pessoas, e de até mesmo nos afastar do nosso próximo por considerá-lo um pecador, e é ai que nos encontramos também na situação do sacerdote e do levita que passaram adiante sem socorrer o homem que estava caído à beira do caminho. O samaritano pode ser comparado hoje a uma pessoa não religiosa, mas que consegue colocar em prática o Reino de Deus. Por isto devemos tomar cuidado com a nossa religiosidade, quando ela nos faz colocar denominação religiosa à frente do Reino de Deus, basta refletir as palavras de nosso Senhor: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Mt6, 33.

Neste evangelho, Jesus quer nos mostrar através da parábola do bom samaritano, que além do homem necessitado de ajuda (provavelmente era um judeu) e além do sacerdote e do levita, ambos judeus, mas que não agiram como o próximo do homem caído, o samaritano tão distante dos padrões religiosos, ao contrário agiu verdadeiramente como o próximo do outro, por colocar em prática o mandamento do amor.

Lembrando São Francisco de Assis, ele é para nós um grande exemplo de santo dedicado à causa do Reino de Deus, pois amou a Deus incondicionalmente, e no espírito de amor ao próximo, amou principalmente os mais pobres, os mais enfermos, bem como todas as criaturas não humanas às quais carinhosamente chamava de irmãos.

Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário