BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de out. de 2010

Nenhum sinal será dado - Missionários Claretianos

Segunda-feira, 11 de outubro de 2010

28ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Agilberto de Paris (monge, bispo), Alexandre Sauli (barnabita, bispo), Anastácio, Plácido, Genésio e Companheiros (mártires), Andrônico, Taraco e Probo (mártires de Anazarbe), Ansílio de Lagny (monge), Bruno de Colônia (bispo), Canísio de Kilkenny (abade), Emiliano de Rennes (eremita), Eufrido de Alba (monge), Firmino de Uzès (bispo), Germano de Besançon (bispo, mártir), Grato de Oloron (bispo), Gomário de Lier (eremita), Juliana de Pavilly (abadessa), Nectário de Constantinopla (bispo), Nicácio (bispo de Rouen), Quirino (presbítero), Escubículo (diácono) e Piência (virgem) (todos mártires), Plácida de Verona (virgem), Sarmata de Tebaida (eremita, mártir), Soledade Torres Acosta (religiosa), Zenaide e Filonila (parentes do apóstolo Paulo, mártires de Tarso), João XXIII (papa, bem-aventurado).

Primeira leitura: Gálatas 4, 22-24.26-27,31-5, 1
Não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre.
Salmo responsorial: 112, 1-2. 3-4. 5-7
Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
Evangelho: Lucas 11, 29-32
Nenhum sinal será dado a esta geração, a não ser o sinal de Jonas.

O texto de Lucas quer mostrar a importância da proclamação da Palavra de Deus feita por Jonas, que se encontra em sintonia com a exigência de se manter na constante escuta da palavra divina proclamada e posta em prática por Jesus. Neste sentido, a discussão que teve Jesus sobre a origem e o poder de sua autoridade não pode estar fundamentada em sinais mágicos como esperavam seus ouvintes.

E mais, o paralelismo entre Jesus e Jonas tem um sentido mais profundo: ambos foram enviados para anunciar o juízo de Deus que provoca a necessidade histórica do arrependimento e da conversão. Somente assim a missão de Jesus se torna superior à de Jonas e de Salomão. A novidade de Jesus está no fato de que colocou sua vida pela consumação do projeto do Pai e que, com isso, Deus estenderá sua libertação à humanidade de maneira imparcial.

Jesus é o modelo por excelência para que homens e mulheres construam uma fé madura e com critérios não alienantes. A vida e missão de Jesus tem que ser experimentada hoje por aqueles e aquelas que no meio de tudo são capazes de descobrir a presença do reino em suas vidas.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário