BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de out. de 2010

Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados-Missionários Claretianos


Segunda-feira, 1 de novembro de 2010

31ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Austremônio de Clermont (bispo), Benigno de Dijon (mártir), Catamano de Wales (abade), Cesário e Juliano (mártires), Cesário de Clermont (bispo), Cirênia e Juliana (mártires), Floriberto de Ghent (abade), Genésio de Fontenelle (monge, bispo), Germano de Montfort (monge), Marcelo de Paris (bispo), Maria, a Eslava (virgem, mártir), Severino de Tívoli (eremita), Vigor de Bayeux (bispo).

Primeira leitura: Filipenses 2, 1-4.
Tornai completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa.
Salmo responsorial: 130, 1-3.
Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 14, 12-14 .
Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados.

As atitudes de Jesus desafiam as normas e preceitos da convivência social. Desafiam especialmente aqueles acordos tácitos que se relacionam ao oportunismo, ao clientelismo para a conquista do êxito na sociedade. Aquilo que é repudiado nos grandes ideais sociais geralmente é praticado e aceito no cotidiano. Jesus se opõe radicalmente a essas práticas baseadas na troca de favores.

Para ele, uma sociedade baseada nos favoritismos, nas vantagens e no tráfico de influência é uma sociedade que vai perpetuar o domínio de uns sobre outros, além de gerar violência. A proposta de Jesus inclui a mentalização, a conscientização e a transformação, além de uma prática efetiva de um amor sem limites pelos necessitados.

As obras de solidariedade para com os excluídos são uma forma de conquistar a vida eterna. Dar vida aos que não a têm é um investimento para encontrar vida aqui e no além. Solidarizar-se com quem não pode retribuir significa comungar com sua causa, tornar-se solidário com ele, a ponto de tudo fazer para que sua dignidade seja respeitada.

Quem age com esta intenção, participará da ressurreição dos justos. Assim é que se pode salvar o sonho de uma nova forma de relacionamento comunitário e social.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário