BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de out. de 2010

A mulher encurvada - Missionários Claretianos


Segunda-feira, 25 de outubro de 2010

30ª Semana do Tempo Comum

Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, religioso. (Memória).

Outros Santos do Dia: Crisanto e Dária (mártires de Roma), Crispino e Crispiniano (mártires de Soissons), Dulcardo de Micy (eremita), Fronto (primeiro bispo de Périgueux), Fronto de Maine (eremita), Fruto, Valentina e Graça (irmãos de Segóvia), Gaudêncio da Bréscia (bispo), Hilário de Mende (bispo), Hildemarca de Fécamp (abadessa), Lupo de Bayeux (bispo), Marcelino, Cláudio, Quirino e Antonino (mártires de Roma), Martírio e Marciano (mártires de Constantinopla), Miniato de Florença (mártir), Proto e Januário (mártires de Porto Torres), Tabita ou Dorcas (viúva, personagem do Novo Testamento), Teodósio, Lúcio, Marcos, Pedro, quarenta e seis soldados e seus cento e vinte e um companheiros (mártires de Roma).

Primeira leitura: Efésios 4, 32-5, 8.
Andai no caminho da caridade, como Cristo.
Salmo responsorial: 1, 1-6.
Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.
Evangelho: Lucas 13, 10-17 .
Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?

Esta bela passagem, exclusiva de Lucas, nos mostra o significado do reino de Deus acontecendo na realidade humana. O reino e o reinado são exclusivos de Deus e dos pobres. A mulher encurvada de que nos fala o evangelho, esta “pequena” do reino que responde ao poder de Deus em sua vida louvando-o, mostra que a ação salvifica de Deus, manifestada em Jesus através da cura desta mulher, está em oposição aos dirigentes religiosos, cuja visão sobre quando e como Deus pode agir restringe seu enfoque ante a presença do reino e a exigência de transformar sua vida em função da salvação e libertação humana.

A ação misericordiosa de Jesus é cumprir e levar à plenitude o desígnio salvifico manifestado nos profetas do Antigo Testamento: devolver a visão aos cegos, libertar os cativos da opressão do mal e pôr em prática a misericórdia divina, superando as barreiras das leis que oprimem o ser humano.

Jesus exige hoje que reconheçamos a liberdade e a soberania de Deus em nossas vidas para que esta atitude nos possibilite uma entrega ao serviço da solidariedade e da justiça do Reino.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário