BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de out. de 2010

Maria escolheu a melhor parte.- Missionários Claretianos

Terça-feira, 5 de outubro de 2010

27ª Semana do Tempo Comum

São Benedito, o Negro, religioso (Memória Facultativa)

Santos do Dia: Atilano de Zamora (bispo), Faustina Kowalska (religiosa), Flávia da Sicília (mártir), Jerônimo de Nevers (bispo), João de Penna (franciscano), Luís Scrosoppi (presbítero, fundador), Marcelino de Rayenne (bispo), Mateus Carrieri (presbítero, dominicano), Palmácio e Companheiros (mártires de Trèves), Plácido e Mauro (monges de Monte Cassino), Túlia de Manosque (virgem).

Primeira leitura: Gálatas 1, 13-24
Dignou-se revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos.
Salmo responsorial: 138, 1-3.13-15
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 10, 38-42
Marta, recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.

O evangelista Lucas nos apresenta o alcance histórico do discipulado: o seguimento de Jesus é aberto a homens e mulheres. Este é o sentido profundo do texto que lemos hoje. Nele se destaca a universalidade da missão de Jesus. É lógico que se olharmos esta passagem fora de contexto, poderíamos chegar a considerações anacrônicas, injustas e não evangélicas.

Jesus está atuando radicalmente contra todo legalismo destruidor da integridade humana, mostrando-se em total liberdade para deslegitimar três normas culturais de seu tempo: Jesus se encontra sozinho com mulheres que não pertencem à sua família; uma mulher mostra sua hospitalidade; Jesus ensina a uma mulher em sua própria casa.

As atitudes contra-culturais de Jesus configuram as exigências que implica segui-lo: formar uma comunidade onde cada ser humano que faça parte dela tenha seu lugar e tarefa, uma comunidade crente e acreditável que coloque em prática a solidariedade, a hospitalidade e o serviço que dignifique; uma comunidade de discípulos com os ouvidos bem atentos à escuta e ao serviço da palavra de Deus manifestada na história; uma comunidade eclesial, que reconheça o discipulado ativo de toda pessoa; definitivamente, um discipulado sem atitudes patriarcais, excludentes ou misóginas.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário