BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de out. de 2010

Haverá grande alegria no Céu por um só pecador que se converte. -Vera Lúcia


Quinta-feira 04/11/2010

Lc 15,1-10

A opção pelo seguimento

Este Evangelho começa com uma crítica dos fariseus a Jesus, pelo fato de ele acolher os pecadores e fazer refeição com eles. Em resposta, Jesus conta duas parábolas:

Um homem tinha cem ovelhas, ao sentir a falta de uma, deixou as noventa e nove no deserto e foi procurá-la. Ao encontrá-la, colocou-a nos ombros com alegria e, chegando à casa, reuniu os amigos e vizinhos para festejar.

A resposta ao fariseu é clara: O mesmo cuidado que vocês têm com os animais, eu tenho com os filhos e filhas de Deus perdidos. Não só eu, mas todos aqueles e aquelas que me querem seguir.

A segunda parábola é da mulher que tinha dez moedas de prata e perdeu uma. Ela acendeu a lâmpada, varreu a casa e a procurou cuidadosamente, até encontrá-la. Quando a encontrou, fez também uma festa com suas amigas e vizinhas, para expressar a sua alegria.

O mesmo cuidado que vocês têm com o dinheiro perecível, eu tenho com os filhos e filhas de Deus que se afastam. Não só eu, mas todos aqueles e aquelas que me querem seguir.

Jesus apela para o nosso bom senso: temos tanto cuidado com as nossas coisas, por que não o temos com nossos irmãos e irmãs?

Quantos líderes cristãos têm estas parábolas em mente, ao enfrentar dificuldades para irem atrás dos irmãos afastados! Compensa. Jesus morreria novamente na cruz, se isso fosse necessário, para salvar uma só pessoa. E nós, temos o mesmo anseio de reconduzir as pessoas afastadas?

Não podemos ficar em casa, ou na nossa Comunidade, esperando que os afastados venham. Nós é que devemos ir atrás deles, como o Filho de Deus veio do Céu para nos salvar. Isso na prática significa curso de catequese nas pontas de rua, reuniões de oração e reflexão da Palavra de Deus nos bairros afastados e em todos os setores da vida humana que estão abandonados.

Diz o provérbio: Não temas as trevas, se trazes dentro de ti a luz. A luz foi feita para brilhar onde ela não existe. Não tem sentido acender luz onde está claro.

Diz a lenda que os Reis Magos, depois que visitaram o Menino Jesus em Belém, enquanto voltavam para casa, tiveram uma surpresa:

Quando olharam para a estrela, viram que ela se explodiu em milhares de estrelinhas, que se espalharam por todos os cantos do mundo.

De início, eles não entenderam o significado da visão. Mas, quando chegaram a uma encruzilhada e não sabiam por onde seguir, um estranho que passava explicou-lhes o caminho. Então eles viram cintilar sobre a cabeça daquele homem uma daquelas estrelinhas, vinda de Belém.

À noite, numa hospedaria, quando foram muito bem servidos pelo hospedeiro, também uma estrelinha brilhou sobre a cabeça dele.

Foi aí que os Magos entenderam: por toda parte do mundo onde é feita uma boa ação, Jesus nasce naquela pessoa. Por isso que uma estrelinha vem sobre aquela pessoa.

Vamos fazer todo esforço para que a Estrela de Belém volta a brilhar naqueles corações onde ela se apagou. Assim, ela brilhará mais também em nós.

Maria Santíssima é a nossa Rainha, coroada de doze estrelas (Cf Ap 12,4). Ela amava tanto a Deus, que foi escolhida para nos dar a Grande Estrela, que é Jesus. Que nós também sejamos estrelas, a fim de que o mundo tenha mais luz.

Haverá grande alegria no Céu por um só pecador que se converte.

Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário