BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de out. de 2010

A cura da mulher encurvada - Maria Elian


25 de outubro de 2010.

Evangelho (Lucas 13, 10-17)

Nada passa despercebido por Jesus.

O evangelho de hoje nos apresenta Jesus, ensinando na Sinagoga em um dia de sábado. E lá Ele vê uma mulher que estava doente, era encurvada não conseguia se endireitar, estava assim há dezoito anos, amarrada por espírito mal. E Jesus cura aquela mulher, que depois de curada, pé louva a Deus, e isso deixa furioso o chefe da sinagoga. Jesus cumpre a lei, participa das celebrações no sábado. E nos ensina que a observância da lei, é fazer a vontade de Deus, que é libertar o homem, a mulher, de tudo que oprime, exclui, que deixa o ser humano curvado, sem forças para levantar, falar, ficar de pé, e dá gloria a Deus como fez aquela mulher. Jesus chama o chefe da sinagoga de hipócrita, e os questionou, porque aquela mulher não poderia ser liberta de sua prisão, se eles próprios num sábado não soltariam um boi ou um jumento para dar de beber?

Jesus agia conforme seus ensinamentos, Ele imita Deus que endireita os encurvados (Sl 145,14). Aquela mulher sofria o preconceito por ser mulher e por estar doente, e Jesus agiu devolvendo a ela dignidade, vida nova, libertando-a de suas opressões. E hoje, quais os males que oprimem, humilham, aprisionam e mantém submissa a mulher? A mulher do evangelho de hoje, sem pedir foi curada por Jesus. Será que nós temos essa sensibilidade de perceber que alguém precisa de nossa ajuda, sem que ela peça a nosso auxilio? Muitas pessoas que conhecemos sentem vergonha de pedir ajuda, e assim vão perdendo a alegria, se fecham, entram em depressão, se curvam. E nós que não percebemos a necessidade do próximo chegamos ao ponto de nos incomodar, mas não fazemos nada para mudar aquela situação, geralmente não estamos atentos as necessidades do outro, de dividir com o próximo o peso de seu fardo, e ajudar a trazê-lo de volta para vida e para isso não tem dia ou hora marcada. Todo dia e toda hora, a qualquer momento podemos fazer, praticar o bem. Nada passa despercebida por Jesus. A Lei de Deus liberta a todos do poder do mal da elite dominadora, e não deve ser usada para oprimir, e manter submisso o mais fraco.

Um abraço a todos.

Elian

Oração
Pai, que eu saiba dar ao amor ao próximo a devida primazia, não submetendo este mandamento a preceitos secundários que me impedem de descobrir a tua verdadeira vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário