BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de out. de 2010

Cada um de nós devemos ser samaritanos - Lincoln Spada

04 de outubro

Nesse trecho, Jesus cria a universalidade dos irmãos em Deus, estendendo a graça divina a pagãos além das fronteiras judaicas.

Segundo a tradição, o próximo seria o concidadão, no máximo, o ocupante, mas certamente não seria o samaritano (que desrespeitaram a Páscoa Judaica anos antes). Jesus então se prepara para contar a parábola dum homem que foi abandonado, saqueado e quase morto ao lado da estrada entre Jerusalém e Jericó – caso corriqueiro no local. Um sacerdote e um levita – conhecedores da Lei e que a serviam por profissão – não socorreram o homem ao passarem por este (ou por frieza, ou por medo, ou por não saberem socorrer). No entanto, um samaritano (possivelmente comerciante, por conhecer o caminho e o proprietário da estalagem mais próxima), socorreu o assaltado. O samaritano não pertence à comunidade solidária de Israel, contudo, torna-se próximo ao sentir o rasgo de seu coração (foi tomado de compaixão). Portanto, tenho de me tornar próximo, pois o outro conta comigo como eu mesmo em suas necessidades. Para os Padres, a parábola tem sentido cristológico: Jesus é o samaritano – distante e estranho – acolhe a humanidade, ferida na sua natureza e despojada de bênçãos, os sacerdotes e levitas passam ao lado (suas culturas e religiões não vêem salvação nenhuma). Ainda no sentido cristológico, Deus derrama azeite e vinho (sacramentos) nas nossas feridas, conduz-nos à estalagem (Igreja). Cada um de nós somos alienados do amor, mas também devemos ser samaritanos – seguir a Cristo e tornar-se como Ele, para vivermos corretamente.

Deus Cristo, que possa nos fortalecer com esse mesmo altruísmo que você nos acolhe para que sejamos seu exemplo aos nossos próximos, amém. (Lincoln Spada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário