BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de out. de 2010

Atenção e vigilância. - Missionários Claretianos

Terça-feira, 19 de outubro de 2010

29ª Semana do Tempo Comum

Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros, e Companheiros, mártires (Memória facultativa).
São Paulo da Cruz, presbítero (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Altino de Orléans (bispo, mártir), Aquilino de Evreux (bispo), Cleópatra da Síria (viúva), Desidério de Lonrey (monge), Edvino de Kildare (abade), Eustério de Salerno (bispo), Fredesvinda de Oxford (virgem), Laura de Córdova (abadessa, mártir), Lupo de Soissons (bispo), João de Rila (abade), Pedro de Alcântara (franciscano), Ptolomeu, Lúcio e um companheiro (mártires de Roma), Teofrido de Carmery (abade), Varo de Upper e seis monges do Egito (mártires), Verano de Cavaillon (bispo), Verônico, Pelágia e Companheiros (mártires de Antioquia).

Primeira leitura: Efésios 2, 12-22
Ele é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade.
Salmo responsorial: 84, 9ab-10. 11-12. 13-14
O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
Evangelho: Lucas 12, 35-38
Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar.

O discipulado deve caracterizar-se pelo trabalho, pela celebração, pela atenção e pela vigilância. A tarefa de nos fazermos seguidores de Jesus não é para guardá-la, mas sim para colocá-la em prática. Não podemos ser discípulos antiquados e estáticos. Nossa vida, enquanto seguidores de Jesus, será dinâmica, alegre e atenta.

Jesus declara ao discípulo que torne realidade o trabalho de fazer com que a palavra de Deus dignifique, colocando seu empenho e esforço na construção de uma comunidade humana mais justa e solidária; comunidade que lute pelo projeto do reino de Deus. Celebração e trabalho; compromisso e constância são as notas distintivas do discípulo de Jesus que participa plenamente da mesa e da festa do Senhor.

Por isso, temos que nos esmerar na preparação da vinda do Senhor, seja qual for o tempo da mesma. A referida vinda tem que estar precedida pela utopia libertadora e esperançosa de nos reconhecermos como uma comunidade de iguais em dignidade que luta, não pelo despotismo, a preguiça, a mediocridade nem o abuso, mas sim pelo exercício da autoridade que é essencialmente serviço. Temos que ser peregrinos alegres do reino e não fugitivos da história.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário