BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de out. de 2010

19 de outubro - Depressão tem cura - SAL

Em Geomorfologia depressão é a parte mais baixa do terreno. Em medicina a Depressão é uma doença que altera o equilíbrio do ser humano, distorcendo toda a sua visão de mundo, e deixando-o “para baixo”. Prejudicando o seu senso de humor.

O paciente embora ter consciência das coisas boas da vida, só consegue fixar a sua mente nos momentos e coisas ruins. Vive reclamando e choramingando.

A pessoa deprimida sente-se desanimada, triste e pessimista, com tendências, a se isolar, com irritabilidade, e muita agressividade, apesar da maioria dos depressivos serem tímidos.

A pessoa depressiva acorda cansada por ter geralmente um sono leve, e noites mal dormidas. Acordando por qualquer barulhinho. Os de idade avançada quando acorda na madrugada não conseguem dormir mais, piorando no dia seguinte o seu estado de saúde por ter baixado o seu limite físico, ou sua resistência. Esse quadro conduz a pessoa a depender de calmantes para dormir.

Depressão do ponto de vista popular, é o fato de sentir “por baixo”, em baixo astral, ou seja, com as emoções e ânimos em baixa, se sentindo derrotado, vencido pelas dificuldades da vida, sem futuro e sem nenhuma esperança. Nesse estado a pessoa não consegue ver o lado bom da vida, ou seja, a vida não tem graça nenhuma! É como ver a vida em preto e branco.

A depressão tem causas psicológicas, e requer a ajuda de um profissional. Mais pode ser superada através de leituras, da ajuda de um sacerdote, e ou de um grupo de orações, e também através da satisfação ou solução da principal causa da carência afetiva, reclamada ou não pelo paciente. Exemplo. Aquela garota vivia reclamando de não ter um namorado, que ninguém gostava dela, que não tinha amigas, que ninguém iria querer casar com ela, etc. Agora, após conseguir o que ela mais queria, um namorado, está bem melhor, porém não está curada. Porque somente Deus nos basta. Não adianta bom emprego, muito dinheiro, prazer, namorado etc, se estamos distantes e Deus e de sua graça. Porque SOMENTE DEUS PODE PREENCHER O VAZIO EXISTENTE EM NOSSA ALMA.

Nem sempre o profissional de saúde, psicólogo, ou psiquiatra consegue resolver um caso de estado agudo de depressivo. Nem tampouco comprimidos para se acalmar e dormir, porque apesar da pessoa se afogar no sono, depois que acorda tem de enfrentar novamente a cruel realidade que é a sua vida. A solidão, a falta de confiança em si e no seu futuro, o medo de tudo e de todos, sendo que o medo mais perigoso que lhe faz pensar em suicídio, é o medo de terminar a vida na solidão. Os maiores perigos do estado depressivo é que a pessoa pode buscar escape na bebida ou nas drogas, ou no desregramento sexual. Mas o maior perigo da depressão é que ela pode levar o indivíduo a se revoltar contra o Criador, tendo em vista a vida sem sentido que está levando, a grande quantidade de fracassos acumulados ao longo do caminho, fazendo com tudo lhe pareça perdido e acabado, e assim o pessimismo toma conta dos seus pensamentos dominantes, e quem espera o mal, o mal atrai.

Isso tudo torna-se muito mais grave, quando a pessoa nesse estado de desespero e de crise existencial, não recorre mais a ajuda e a proteção de Deus simplesmente porque ela acha que Deus é o culpado de tudo isso que lhe está acontecendo, porque Deus permite tão grande sofrimento, e o pior, é pensar que Deus nunca existiu. E quando cortamos o canal de comunicação dom Deus o desânimo nos abate, só pensamos o que não presta porque o demônio se aproxima da nossa pessoa.

Nesse caso a solução seria a restauração da fé, da confiança em Deus, é por isso que a ajuda de um padre e de um grupo de oração é indispensável. O acompanhamento psiquiátrico pode não resolver, principalmente se o profissional for ateu e desaconselha toda e qualquer atitude de vida religiosa, e sugere um vida fora do plano de Deus, do tipo, seja você mesmo, seja livre, o corpo é seu etc... Há casos em que o deprimido entende liberdade com libertinagem, ou de fazer o que bem entender, e então tudo vai por água a baixo, porque uns entendem que ser livre é fugir de casa, depois cai na prostituição para sobreviver, e daí para o mundo do crime é só um passo.

Prezado irmão, prezada irmã: se você conhece alguém assim, ou se esse é o seu caso, leia o Evangelho diariamente, pois Jesus vai falar com você diretamente. Ele vai lhe acalmar, sugerir soluções, vai lhe salvar. Ele vai mostra-lhe o que fazer para ser feliz. E, na verdade, para você ser feliz, precisa muito menos do que você está imaginando. Precisamos de muito pouco recursos materiais para estar bem conosco com o mundo e com Deus. Leia todo dia, tente rezar. Tente entrar em uma igreja e se não tiver vontade de rezar, fica de joelho ou sentada(o), em silêncio. Garanto-lhe que sem menos você esperar, Jesus vai falar com você, Ele virá ao seu encontro: ou pelos seus próprios pensamentos, ou através de uma pessoa que aparecerá do nada... ou pela própria pessoa de um padre que ao passar por ali, irá conversar com você. Acredite! Deus existe e está sempre nos chamando a conversão. Ele chama você todos os dias. É só você prestar atenção. Para mudar de vida, de atitudes e de pensamentos ruins. Faça isso e você será outra pessoa, mesmo tendo de enfrentar todo dia os seus monstros invisíveis ou imaginários.

Tente, agora. Ande! Dê o primeiro passo, faça a sua parte, que Jesus fará o resto. Minha irmã! Meu irmão! Jesus é a sua única cura. Só está faltando uma coisa: você acreditar nisso. Vai! Dê o primeiro passo! E você verá que a tua fé te salvou!

“VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTIVEREM TRISTES E DEPRIMIDOS E EU OS ALIVIAREI”

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário