BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de set. de 2010

Sejamos puros e humildes de coração.- ELIAN

27 de setembro de 2010 - segunda-feira.

Evangelho (Lucas 9, 46-50)


Observamos que o evangelho de hoje, inicia falando de uma discussão entre os discípulos, queriam saber qual deles seria o maior. Pensamento diferente de tudo o que Jesus praticava e ensinava. Jesus se colocava a disposição, a serviço dos pobres, dos excluídos, marginalizados, sem interesse algum. Os discípulos, humanos como nós, desejavam uma posição de destaque ao lado de Jesus, quando o reino que Ele anunciava fosse instaurado. Imagino que eles ainda não tinham entendido a que Reino Jesus se referia. E sabendo o que passava nos corações de seus discípulos Jesus pega uma criança, e diz que quem recebe uma criança, recebe a Ele e aquele que o enviou, o Pai.

Uma criança nada representa para a sociedade daquela época, era mais um excluído, era desprezada, não tinha importância e nem tornaria os discípulos mais importantes por acolher uma criança. Aquela criança representa os puros de coração, os que sofrem, os que necessitam de esperança, os humildes, os doentes, os excluídos. Esses serão os maiores no Reino de Deus. E todo aquele que se tornar como uma criança, e com humildade acolher os pobres, os que sofrem, o pequeno, sem desejar ser o mais importante ou almejar o poder, esse também será grande no Reino do Pai.

Aprendemos hoje, com Jesus que para sermos seus discípulos missionários, devemos tirar de nossas mentes, e de nossos corações toda vaidade, o desejo de poder, de querer ser grande, e “levar a Boa-Nova aos pobres, e curar os corações contritos”. Na esperança de tornar um mundo melhor, mais justo e humano. Hoje a Igreja lembra São Vicente de Paulo, um exemplo para nós. “São Vicente se ordenou sacerdote para fazer carreira e queria fama. Mas as provações da vida o voltaram totalmente para o Cristo pequeno e sofredor. Deu assistência aos prisioneiros, às crianças abandonadas, aos miseráveis, tentou acabar com mendicância, levou socorro às vítimas da fome e das guerras”. (Frei Anacleto L. Gapski). Assim, São Vicente, e os discípulos aprenderam que hierarquia do Reino de Deus é diferente da nossa. E que para sermos os primeiros devemos com humildade estar a serviço do próximo, acolhendo bem a todos que estão a serviço do Reino, independente da religião, pois “quem não está contra vós está a vosso favor”.

Um abraço,

Elian

Oração
Pai, que eu busque sempre me destacar no serviço ao meu semelhante, de modo especial, os mais necessitados, pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo. Tira de mim todo ideal de grandeza que consiste no domínio sobre meu semelhante, e torna-me servidor humilde dos mais pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário