BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de set. de 2010

Segue-me! - Missionários Claretianos

Terça-feira, 21 de setembro de 2010

São Mateus, Apóstolo e Evangelista (Festa).

Outros Santos do Dia: Alexandre de Baccano (bispo, mártir), Eusébio da Fenícia (mártir), Ifigênia da Etiópia (virgem), Isácio de Chipre (bispo, mártir), Jonas (profeta bíblico do Antigo Testamento), Melécio de Chipre (bispo), Pânfilo de Roma (mártir).

Primeira leitura: Efésios 4, 1-7,11-13.
Foi Cristo quem instituiu alguns como apóstolos, outros como evangelistas.
Salmo responsorial: 18, 2-5.
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Evangelho: Mateus 9, 9-13.
“Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

Esta bela passagem que Mateus nos presenteia, nos chama a atenção em três aspectos muito significativos. Em primeiro lugar, o seguimento: Jesus chama um cobrador de impostos (Mateus), ato impensável para um mestre, sabendo o que este tipo de pessoa significa para os judeus. Eram considerados impuros, pecadores, traidores, etc., quer dizer: não eram bem vistos pelo povo. Jesus chamou a um deles.

Em segundo lugar, a disponibilidade para o seguimento: se levantou e o seguiu. Apesar das críticas geradas por ter um “publicano pecador” entre os seus, Jesus não se preocupa e segue adiante com seu projeto. E mais ainda, come com eles.

Em terceiro lugar, a missão dos seguidores, os destinatários dessa missão não são somente as pessoas “boas”, mas principalmente os pecadores, porque não são os sadios que necessitam de médico, mas os enfermos.

Em nossos contextos eclesiais, muitas vezes julgamos a atitude de alguém por querer acolher os “pecadores” que foram marcados pela sociedade. O Senhor nos convida a sermos misericordiosos com todos, sem excluir ninguém.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário